Zé Ricardo - Vasco

Zé Ricardo durante palestra (Foto: Carlos Gregório Jr / Vasco)

LANCE!
24/10/2017
10:55
Rio de Janeiro (RJ)

O Seminário de Capacitação Curricular das Categorias de Base do Vasco da Gama teve prosseguimento na tarde da última segunda-feira, em São Januário, e contou com a presença do técnico do profissional, Zé Ricardo. Os profissionais do setor de formação do clube tiveram a oportunidade de agregar conhecimento sobre fatores técnicos e táticos do esporte. 

Zé Ricardo, aliás, foi quem iniciou o ciclo de palestras. Com vasta experiência em categorias de base, Zé compartilhou experiências e apresentou uma metodologia sistêmica de trabalho, onde o fator cognitivo é fundamental para a formação de atletas de grande qualidade. O comandante discutiu também modelos de jogo e formas de treinamento.

- O atleta precisa pensar e desenvolver seu cognitivo durante a passagem pelas categorias de base. Conseguindo solucionar problemas, ele será um jogador que chamará mais atenção, deixando, inclusive, a parte física em segundo plano, tendo em vista que ela será desenvolvida durante a passagem pela base do clube. No futebol, hoje em dia, os times criam problemas e os outros precisam solucionar. Por isso, precisamos formar jogadores que pensem, cada vez mais rápido, e em espaços menores - disse Zé Ricardo, em apresentação.

Ao término da explanação do comandante equipe principal, o coordenador técnico das categorias de base, Fabrício Vasconcellos, fez uma apresentação com ênfase nos "Princípios de Jogo", lançado de forma oficial pelo Vasco em setembro. O último a se apresentar foi o professor Carlos Rafael, que discutiu perfis de liderança e como eles podem interferir na rotina de treinamentos.