Luis Fabiano - Tianjin Quanjian

Luis Fabiano está de saída do Tianjian Quanjian e pode ser reforço do Vasco em 2017
(Foto: Alexandre Vidal/Tianjian Quanjian)

RADAR/LANCE!
15/11/2016
14:51
Rio de Janeiro (RJ)

Nesta semana, o gerente de futebol do Vasco, Isaías Tinoco, deu indícios sobre as pautas da equipe para a próxima temporada. Visando reforços para o time e possível mudança no comando técnico, o dirigente cruzmaltino destacou que Luis Fabiano é um dos nomes que interessa ao clube, já que o atacante está de saída do Tianjin Quanjian, da China.

Para os especialistas consultados pelo LANCE!, a aposta no atleta de 35 anos é vista com bons olhos. Confira as opiniões:

ANDRÉ SCHMIDT - Blogueiro do LANCE!

Luis Fabiano é o tipo de jogador que o Vasco precisa: um centroavante de peso, que chame a responsabilidade e entregue cerca de 20 gols em uma temporada, algo que o clube não tem desde Alecsandro, em 2012, quando fez 26. Em 2016, o atacante vascaíno com mais gols é Thalles, com 11.

A questão que pesa é o custo benefício. É um jogador com alto salário, porém, sem custo de contratação pois está sem clube. Há formas de encaixá-lo no orçamento. O elenco vascaíno tem atletas caros que não se firmaram entre os titulares, como Julio dos Santos, Jorge Henrique, Junior Dutra, Diguinho, Leandrão, Eder Luis e Marcelo Mattos, por exemplo.

A saída destes jogadores abriria não apenas espaço para o atacante como para outros reforços. Mas aí já é questão para a diretoria e a comissão técnica resolverem, já que muitos possuem contrato.

Em campo, Luis Fabiano cobriria uma das principais carências da equipe nos últimos anos: a do artilheiro. Mesmo em seu último ano no São Paulo, atuando poucas vezes, fez mais gols que os atuais atacantes do time - anotou 13 tentos em 39 partidas em 2015.

No Vasco de 2016, Nenê foi garçom e artilheiro. Ter alguém para dividir essas obrigações é necessário. Luis Fabiano tem condições de ser esse 9.

JOÃO CARLOS ASSUMPÇÃO - Colunista do LANCE!

Luis Fabiano seria um ótimo reforço para o Vasco, que tem que melhorar o time e o elenco para disputar a Série A. Tem deficiências na defesa, no meio e no ataque. Na frente inclusive precisou usar defensor fazendo as vezes de atacante. Luis Fabiano é temperamental, mas experiente. bom jogador. Seria ótimo reforço para o Vasco em 2017. 

THIAGO PERDIGÃO - Editor do LANCE!

Faz um ano que (quase) ninguém no Brasil vê o Luis Fabiano jogar. Difícil analisar o momento do atacante. No fim de 2015, saiu do país em baixa, apesar da boa reta final de temporada, assim como tinha sido no começo do ano. Na média, não conseguiu fazer uma boa temporada, atrapalhado por seguidas lesões, que o atrapalharam desde 2013, é verdade, mas também teve dificuldades técnicas quando jogou.  Muitas vezes impedido, perdendo bolas fáceis...Ainda fez gols, mas já não era o protagonista.

Difícil saber se seria, dois anos depois e com uma temporada na Segunda Divisão da China. Será um investimento alto e provavelmente ele não entregará o que já entregou em outros momentos da carreira.

RAFAEL BULLARA - Editor do LANCE!

A última temporada de Luis Fabiano no Brasil teve altos e baixos. Mesmo com uma reta final animadora, ele foi para a Segunda Divisão da China e teve ano de artilheiro, como era de se esperar. Questão física é a principal dúvida após esse período em uma liga inferior no exterior. Em forma, é um dos melhores atacantes por aqui e seria um ótimo reforço. Chegaria para dividir a responsabilidade com Nenê.

EDUARDO TIRONI - Colunista do LANCE!

Luís Fabiano é um grande centroavante, um dos melhores do Brasil dos últimos anos. Porém, sua última passagem pelo São Paulo não foi das melhores, com problemas de contusão sobretudo. Além disso, ele é um jogador veterano, e a idade do elenco foi um dos problemas enfrentados pelo Vasco este ano. Por fim, ele é um jogador muito caro e que demanda determinados privilégios. O Vasco estaria disposto e teria condições de arcar com tudo isso? Difícil...