David Nascimento
18/08/2016
08:00
Rio de Janeiro (RJ)

Um ano passa rápido. E foi assim o trabalho do técnico Jorginho no comando do Vasco. O treinador completou essa marca na quarta-feira, no mesmo dia em que também chegou aos 52 anos. E comemorou ao lado dos seus colegas de comissão técnica e jogadores durante o treino em São Januário.

A tradicional ovada que recebeu foi uma forma carinhosa de o elenco retribuir os ensinamentos dados por Jorginho ao longo destes 365 dias. Antes de chegar ao clube, o time em campo não rendia de nenhuma forma e muitos falavam que seria rebaixado com antecedência. A queda não foi evitada depois que ele assumiu, mas a luta foi até o fim.

Os números de Jorginho no Vasco são satisfatórios. Foram 66 partidas, com 37 vitórias, 19 empates e apenas dez derrotas. Em quase oito, de forma seguida, a equipe nem sequer perdeu. Teve também o título invicto do Campeonato Carioca e boa campanha na Série B, liderando de ponta a ponta o turno. O time está ainda nas oitavas da Copa do Brasil.

– É um trabalho que vem sendo realizado com muita seriedade desde o ano passado. Quando cheguei, no dia 17 de agosto do ano passado, o Vasco não atravessava um bom momento, mas conseguimos virar o jogo junto com a diretoria e os jogadores, os verdadeiros protagonistas. Eles entenderam a metodologia de trabalho, confiaram nela, recuperaram a credibilidade e a confiança em si próprios – afirmou.

– Em alguns momentos, o que é normal, preciso ser duro, mas eles entendem isso. Não existe ciúme dentro do grupo, até porque todos sabem a sua importância. A simplicidade é algo marcante dentro do Vasco. Costumo dizer que juntos, unidos, somos muito mais fortes. Então, estou muito feliz com minha passagem e sou muito grato a Deus por viver este momento maravilhoso na minha carreira – acrescentou.

Antes mesmo do fim do último contrato, Jorginho renovou com o Vasco até o fim de 2017, optando por não aceitar propostas de outros clubes, como a do Cruzeiro, que recebeu no primeiro semestre. A relação com os vascaínos, que chegou na quarta-feira a um ano, tem todos os indicadores de que vai durar.