Botafogo x Vasco

Nenê e Jorge Henrique comemoram o gol na partida diante do Botafogo (Foto: Paulo Sérgio/Lancepress!)

RADAR/LANCE!
03/05/2016
09:15
Rio de Janeiro (RJ)

– Falam que o Vasco só tem velho no elenco, mas são os velhos que estão invictos.

A frase, misto de desabafo e sinceridade, é de Jorge Henrique, 34 anos, herói ao marcar o gol da vitória do vascaína sobre o Botafogo no primeiro jogo da final do Carioca.

O atacante tem razão. Afinal, o time considerado titular do Cruz-Maltino possui oito jogadores acima dos 30 anos. Em 19 confrontos, entre Estadual e Copa do Brasil, eles estão mostrando que idade não está sendo um fator negativo.

Na atual temporada, Riascos, 29 anos, teve um problema muscular. E apenas ele. O lateral Julio Cesar, 33 anos, foi preservado recentemente para evitar lesão desse tipo. No geral o que se tem visto dentro de campo são que os “velhos” mostram vitalidade, fôlego e eficiência de dar inveja a muito garoto.

– Afirmo que os jogadores experientes do elenco são exemplos. E eles também são responsáveis por essa fase sem lesões. Nenê, Rodrigo, Andrezinho, Jorge Henrique chegam cedo ao clube para fazer trabalho de prevenção. A idade biológica deles pode ser acima de 30 anos, mas hoje é como se estivessem com 25 anos – disse o gerente científico Alex Evangelista.


Jorginho reconheceu a importância da experiência do elenco vascaíno, o mais velho entre os quatro grandes (26,6 anos/média).

– A equipe do Botafogo tem velocidade. No nosso caso, não perdemos na questão física. Os meus jogadores estão bem fisicamente. Jorge Henrique saiu apenas por ter levado uma pancada muito forte na hora da expulsão, é um exemplo. A minha equipe, apesar de ser uma faixa etária mais alta, se iguala. E a experiência de nossa equipe nos coloca um ponto na frente – disse o comandante do elenco, que está mais perto do título estadual de 2016.

OS "TRINTÕES"

Goleiro
Martin Silva (33 anos)
......................
Lateral
Julio Cesar (33 anos)
......................

Zagueiro
Rodrigo (35 anos)
......................

Volantes
Diguinho (33 anos), Marcelo Mattos (32 anos) e Julio dos Santos (32 anos)
......................

Meias
Nenê (34 anos) e Andrezinho (32 anos)
......................

Atacantes
Eder Luis (31 anos) e Jorge Henrique (34 anos)