Joinville x Londrina

Londrina faz campanha regular neste momento na Série B (Foto: Divulgação)

RADAR/LANCE!
21/06/2016
16:33
Rio de Janeiro (RJ)

O Londrina vê o Vasco, adversário desta terça-feira, às 19h15, pela 11ª rodada da Série B do Brasileiro, muito mais que um adversário na corrida por um lugar na elite do futebol nacional. O Cruz-Maltino é fonte de inspiração para a criação do clube paranaense, que ocorreu na década de 1950.

Devido a uma partida entre o Vasco e o Nacional de Rolândia, cidade que fica a 20km de Londrina, José Luciano de Andrade teve a ideia de fundar um clube, uma vez que se o vizinho foi capaz de triunfar diante de um rival da altura do Cruz-Maltino, Londrina poderia ter sua própria equipe e repetir tal feito.

No dia 5 de abril de 1956, o Londrina Esporte Clube foi fundado e iniciou sua trajetória no futebol brasileiro. Curiosamente outro momento marcante da história do Londrina está atrelada ao Vasco. Na melhor campanha do clube paranaense no Brasileiro de 1977, o Tubarão se classificou para a semifinal da competição ao superar na terceira fase um grupo que tinha times como Flamengo,  Corinthians, Santos e o Cruz-Maltino. No maior público oficial registrado na história de São Januário (40.209), os visitantes venceram por 2 a 0 e terminaram em quarto lugar.

Por fim, será a primeira vez, justamente desde o ano de 1977, que Londrina e Vasco medirão forças no Estádio do Café. Como se pode ver, muito do Gigante está presente em momentos pontuais e importantes da históricos do Tubarão.