Força do banco de reservas ajuda Jorginho a manter Vasco invicto

Na Taça Guanabara, treinador foi obrigado a mexer em várias posições e precisou de jogadores que não vinham jogando. Em campo, eles deram conta do recado

Jorginho
Jorginho orienta jogadores durante jogo (Foto: Paulo Fernandes/Vasco.com.br)

Escrito por

Jorginho chegou ao Vasco em agosto do ano passado e rapidamente detectou um problema: o grupo tinha jogadores demais. Com quase 40 atletas, era muito complicado manter o elenco inteiro motivado. Mesmo assim, colocou todo mundo para treinar e aos poucos, alguns nomes foram saindo, outros emprestados e poucos chegaram. Com um grupo mais reduzido, o treinador tem obtido sucesso. E vai aproveitando o banco de reservas para manter o Cruz-Maltino invicto no ano.

O elenco atual conta com 32 jogadores. Destes, Jorginho já utilizou 25. E ultimamente teve que abrir os olhos para o banco de reservas para achar novas alternativas. O primeiro caso foi Thalles, que já vinha entrando bem e acabou virando titular com a lesão de Riascos. Agora, a vaga é dele. Caio Monteiro foi outro que entrou por necessidade, mas agradou quando esteve em campo.

No meio-campo, nomes como Diguinho, Bruno Gallo e Yago Pikachu são utilizados com frequência. Os jovens Mateus Pet, Matheus Índio, Andrey e Evander também vão, aos poucos, ganhando oportunidades com o treinador.

- Tem uma frase, não sei se é do Michael Jordan: um jogador pode vencer um jogo, mas uma equipe vence o campeonato. Não adianta ter só 11 titulares, mas sim um grupo forte. Isso é mérito do Jorginho que vem mantendo a motivação em todos. O Caio eu vi muito criança, fico feliz de ver ele jogando, se impondo. O Thalles nem preciso falar. Todo mundo que tem entrado, está dando conta do recado - disse o zagueiro Luan.

Há 18 jogos sem ser derrotado (a última vez foi em novembro do ano passado), Jorginho confia na rotatividade do time quando necessário para ir descansando alguns dos oito jogadores com mais de 30 anos da equipe titular.

Henrique pode ganhar chance na lateral esquerda

Para o jogo diante do Madureira, neste sábado, às 18h30, o técnico Jorginho pode ter que fazer uma mudança na lateral esquerda. Isso porque o titular da posição, Julio Cesar, não treinou com os companheiros no gramado pelo segundo dia consecutivo e o treinador utilizou o jovem Henrique, de 21 anos, entre os titulares no treinamento tático em campo reduzido.

Um dos jogadores mais experiente do elenco, com 33 anos, Julio Cesar recebe atenção especial do CAPRRES e faz trabalhos específicos quando necessário para prevenção de lesões. Desde o fim do ano passado, quando o time teve jogos importantes, o jogador só foi poupado diante do Friburguense, na primeira fase do Carioca.

Henrique foi promovido ao elenco profissional do Vasco em 2013. O início foi muito bom, com bom atuação na estreia num clássico diante do Fluminense, mas as sucessivas lesões musculares acabaram atrapalhando o jogador, que teve pouca sequência.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter