Campeonato Carioca - Vasco x Botafogo (foto:Paulo Sergio/LANCE!Press)

Clássico entre Vasco e Botafogo pode ser visto na Primeira Liga em 2017 (foto:Paulo Sergio/LANCE!Press)

David Nascimento e Vinicius Britto
25/04/2016
16:08
Rio de Janeiro (RJ)

A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) passou por uma gafe na tarde desta segunda-feira. Por meio do Twitter, a Ferj, no primeiro momento, afirmou que era falso um documento de uma reunião do Conselho Arbitral, que dizia que o campeão e o vice do Campeonato Carioca de 2016 teriam vagas representando o Rio de Janeiro na Primeira Liga de 2017. Mas corrigiu a informação momentos depois. Assim, Vasco e Botafogo, finalistas do Estadual, estão classificados para a competição pelo pensamento da Ferj.

Vasco e Botafogo, por meio dos presidentes Eurico Miranda e Carlos Eduardo Pereira, respectivamente, em conversas com o LANCE!, não descartaram a participação na Primeira Liga em 2017 (confira as declarações abaixo). O curioso do caso é o de que os dois clubes não são filiados à Primeira Liga, o que impossibilitaria a participação na competição. Ainda tem o caso de o Fluminense ter sido campeão da Primeira Liga neste ano, o que asseguraria a vaga na próxima edição. E a Primeira Liga é independente da Ferj. 

Desde a sua criação, a Primeira Liga é motivo de divergência. Em dezembro de 2015, uma reunião do Conselho Arbitral, antes do início do estadual, estabeleceu, por maioria de votos (Flamengo e Fluminense foram contra), que o campeão e o vice deveriam ser os representantes do Rio no interestadual em 2017. Ocasião que o torneio entrará no calendário da CBF. Flamengo, um dos maiores defensores do torneio, estaria fora em 2017.

O LANCE! entrou em contato com Fred Luz, diretor da Primeira Liga e do Flamengo, mas ele afirmou estar ocupado para atender a reportagem. Uma entrevista coletiva da competição está prevista para o fim da tarde desta segunda-feira, no Rio de Janeiro.

"A Federação divulgou isso de nos confirmar por ter sido uma determinação do Arbitral. O Vasco vai ver as condições da participação, no momento oportuno, para avaliar o que fará. Por enquanto, temos outras coisas para tratar, como a final do Campeonato Carioca, a Copa do Brasil e Brasileiro"
Eurico Miranda - presidente do Vasco

"O Botafogo não está querendo falar sobre nada a não ser os próximos jogos, contra Coruripe e Vasco. Isso aí de Primeira Liga é para 2017, e muita água nesse barco vai rolar ainda. Agora, não temos nada"
Carlos Eduardo Pereira - Presidente do Botafogo