Vasco x Atlético-GO

Vitória sobre o Atlético-GO no sábado fez o Vasco ficar mais perto do acesso (Foto: Paulo Fernandes/Vasco.com.br)

David Nascimento
26/09/2016
08:00
Rio de Janeiro (RJ)

O principal objetivo do Vasco em 2016 está perto de ser conquistado. Faltam 11 rodadas para o fim da Série B e os comandados de Jorginho estão com 51 pontos, líderes da competição, dez a mais do primeiro time fora da zona de acesso. E segundo Tristão Garcia, matemático e membro da Academia LANCE!, o clube está com 97% de chance de subir.

A garantia antecipada do acesso à Série A do Brasileiro, de acordo com Garcia, ainda não tem como ser prevista. O matemático ressaltou que este cálculo será possível somente quando o Vasco chegar a 99% de probabilidade. Mas opinou ainda fazendo comparação sobre a qualidade dos aspirantes.

– O Vasco tem que continuar ganhando as próximas rodadas. Quando tiver com 99% de chance de acesso, aí poderemos falar matematicamente sobre quando a equipe conseguirá garantir o acesso antecipado. Mas pela qualidade técnica e em comparação com os níveis dos rivais, não vejo como o Vasco possa vir perder a vaga – afirmou.

No ano passado, o último clube a conquistar o acesso foi o América-MG, com 65 pontos. Em 2014, foi o Avaí com 62. O Figueirense em 2013 precisou de 60. O técnico Jorginho e a comissão técnica do Vasco fizeram cálculos de quando o retorno seria selado: daqui a cinco rodadas caso vença todos, dia 22 de outubro, contra o Paraná, fora de casa.

– Nosso planejamento é subir o mais rápido possível. É difícil precisar. Já tinha conversando sobre isso, que os seis jogos seguintes, agora são cinco, a ideia é que o time esteja realmente cravado na primeira divisão. E, aí, ir em busca do título – destacou o treinador.

Números à parte, o acesso, maior objetivo da temporada do Vasco, será alcançado caso siga como jogou em quase todo este ano.