David Nascimento e Hugo Mirandela
28/09/2016
18:44
*Rio de Janeiro (RJ)

A identificação de Martin Silva com o Vasco não é de hoje. Desde que chegou ao clube, em 2014, para a disputa da Série B do Campeonato Brasileiro, o goleiro, convocado com frequência para a seleção do Uruguai, vem evoluindo e construindo sua história em São Januário com o carinho dos vascaínos. E nesta quarta-feira tomou atitude que surpreendeu: pediu dispensa da Seleção para concentrar a carreira exclusivamente no Vasco.

O empresário do jogador, Régis Marques, confirmou a informação ao LANCE!. Martin Silva chegou a ser chamado na lista inicial do Uruguai há cerca de duas semanas, e a Associação Uruguaia de Futebol divulgou nova relação ontem, sem a presença do arqueiro. Sites uruguaios chegaram a afirmar que teria pedido dispensa por problemas familiares, mas não foi o que acabou se confirmando posteriormente.

Nas redes sociais, logo após o anúncio, os torcedores do Vasco foram só elogios a Martin Silva pela atitude considerada de ídolo e pouco usual no futebol. Aos 33 anos, o goleiro era reserva de Muslera no Uruguai e pouco jogava, outro ponto que pode ter influenciado o titular vascaíno a tomar esta atitude de se dedicar integralmente ao Vasco. Em recente entrevista, o técnico Jorginho rasgou elogios a Martin.

– Martin Silva é um dos maiores goleiros com quem trabalhei. A frieza e o compromisso que ele tem com o objetivo do grupo... É um jogador fundamental para gente, que demonstra a frieza necessária. É muito bom contar com um goleiro desses em nosso elenco do Vasco, trabalhando em busca de nossos objetivos – disse o treinador.

Martin Silva já entrou em campo em 133 partidas pelo clube. Destas, o goleiro tem bons números: foram 66 vitórias, 46 empates e 21 derrotas. Neste sábado, Martin Silva vestirá novamente a camisa vascaína em partida contra o Náutico, fora de casa, pela Série B.

Pela seleção uruguaia, Silva foi convocado para as Copas do Mundo de 2010 e 2014, mas não entrou em campo nenhuma vez.

*NOTA DA REDAÇÃO: Em primeiro contato com a reportagem do LANCE! às 18h15 desta quarta-feira, o empresário Régis Marques confirmou que o pedido de dispensa de Martin Silva da seleção do Uruguai seria em definitivo, conforme publicamos às 18h44 na primeira versão desta matéria. Entretanto, às 18h59 o empresário entrou novamente em contato com o L!, alegando que teria se confundido e que a dispensa seria somente para esta convocação do Uruguai. A nova versão foi publicada às 20h26 desta quarta.