Vasco x Flamengo - Basquete

Flamengo passou em primeiro para os playoffs; Vasco seguiu em segundo (Foto: Paulo Fernandes/Vasco.com.br)

David Nascimento
14/10/2016
23:17
Rio de Janeiro (RJ)

No Super Four, mês passado, primeiro encontro entre Vasco e Flamengo depois do retorno vascaíno à elite do basquete nacional e vitória do Vasco. Neste mês, pelo primeiro turno da fase classificatória do Campeonato Carioca, novo encontro e mais uma vitória para o time de São Januário. Na noite desta sexta-feira, no Ginásio do Tijuca Tênis Clube, o Clássico dos Milhões foi disputado mais uma vez, agora pelo segundo turno da primeira fase do Estadual, e a vitória foi do Flamengo: 93 a 85. O resultado deu ao time de José Neto a vaga aos playoffs como primeiro, enquanto os comandados de Christiano Pereira se classificaram em segundo. Ambos, porém, terão a vantagem de jogar na melhor de três duas vezes em casa, Fla contra o Botafogo e Vasco com o Macaé.

A partida começou com o Vasco dominando o Flamengo. Em dois minutos, os vascaínos venciam por 8-0. Os 1.545 torcedores que compareceram ao ginásio não paravam de apoiar com gritos de incentivo, como se a dependência fosse em São Januário, considerado como um Caldeirão pela equipe. Na segunda metade do quarto inicial, entretanto, o Rubro-Negro passou a dominar o Vasco, contando com falhas dos vascaínos que até então não tinham sido cometidas nos outros dois encontros e até pelo Vasco durante todo o Campeonato Carioca, motivo o qual fez que chegasse nesta sexta-feira ainda invicto. Primeiro quarto acabou terminando com vitória rubro-negra por 26-20.

Mesmo com Drudi voando em quadra, Olivinha não perdia uma oportunidade. José Neto conseguiu armar bem os seus comandados para a defesa e em jogadas de contra-ataque, levando em consideração ainda o fato de terem ficado com um bom índice de aproveitamento em todas as linhas. Em alguns momentos do segundo quarto, o Vasco até chegava a encostar no arquirrival, mas foi inevitável ir ao intervalo com a derrota por 49-37. No retorno, o Vasco conseguiu impor um pouco o seu ritmo, com os torcedores fazendo a sua parte e de boa forma - vale destacar, nenhum incidente aconteceu, encontro no primeiro turno os torcedores do Flamengo brigaram entre si, Olivinha, mais uma vez, acabou sendo o diferencial e somente neste quarto fez 12 pontos, sacramentando a vitória do Flamengo por 75-56.

No último quarto, a emoção ficou nítida entre todos os jogadores, comissões e torcedores. A arbitragem acabou se enrolando em algumas marcações de jogadas, provocando protestos dos torcedores do Vasco e até em quadra do Flamengo, quando em uma oportunidade Rafael Mineiro precisou ser retirado por companheiros em um lance mais forte. Nos últimos minutos, ciente de que era praticamente impossível mudar o resultado do jogo, o Vasco segurou o braço e o Flamengo administrou. Fim de papo, vitória do Rubro-Negro diante dos vascaínos. A torcida do Vasco não vaiou os jogadores, tomando a atitude de aplaudir e fazer o tradicional grito de "Casaca" ainda em quadra.

> Acompanhe a seguir o que foi falado no pós-jogo em quadra:

José Neto: "Uma boa vitória, conseguimos colocar em quadra o que trabalhamos para vencer o Vasco e terminar líder"

Christiano Pereira: "Cometemos alguns erros que não poderíamos ter cometido. Mas acontece, agora é mirar nos playoffs"

Olivinha: "Jogo muito bom. Gosto de partidas assim, com pressão. Agora é se preparar para ir bem com o Flamengo na semi"

Márcio: "Não queríamos perder. A festa da nossa torcida foi linda aqui e mereciam a vitória. Seguimos fortes pelo título"

> Confira abaixo os principais números da partida:

Mais tempo em quadra
VASCO: David Jackson (35m31s)
FLAMENGO: Marquinhos (37m21s)

Cestinhas
VASCO: Drudi (21 pontos) e David Jackson (19 pontos)
FLAMENGO: Olivinha (24 pontos) e JP Batista (23 pontos)

Melhor aproveitamento de três pontos
VASCO: Márcio, dois acertos em duas tentativas
FLAMENGO: Olivinha, quatro acertos em cinco tentativas