David Nascimento
06/09/2017
17:39
Rio de Janeiro (RJ)

A tarde desta quarta-feira foi de evento em São Januário. O Vasco lançou na oportunidade o Currículo Metodológico das categorias de base, uma espécie de guia para ser padronizado no trabalho entre todas as áreas do clube a partir de agora. Comandou a cerimônia o presidente Eurico Miranda para mais de 50 pessoas, entre outros dirigentes, atletas do profissional, da base, funcionários e o técnico Zé Ricardo.

O idealizador do projeto foi o diretor das categorias de base do Vasco, Álvaro Miranda, que também é filho do presidente cruz-maltino. Durante o evento, o dirigente comentou sobre a importância para o clube de ter um documento como esse - são 80 páginas na sessão, abordando diversos temas, passando por metodologia de treinamento até áreas médicas, como nutrição e fisiologia.

- O Currículo é um divisor de águas em relação ao trabalho desenvolvido na base do Vasco. Há 14 anos, quando eu comecei a estudar e me preparar para ser um profissional de futebol, eu já alimentava esse sonho de criar um Currículo Metodológico do Vasco da Gama. É uma coisa que diversos clubes do mundo e alguns do Brasil possuem - afirmou Álvaro Miranda antes de completar:

- Não é uma robotização, mas uma padronização do trabalho na base do Vasco, onde qualquer profissional que vier a trabalhar aqui, seja amanhã ou daqui a dez anos, tenha um norte a seguido, desde o trabalho físico, com todos os testes e variáveis, até os trabalhos técnicos, sistemas e modelos de jogo. Eu tenho certeza que o Vasco vai colher frutos no futuro. Os resultados foram significativos nos primeiros dois anos que implementamos.

Álvaro Miranda também comentou sobre as vitórias:

- Além de vitórias no campo, tivemos resultados também fora das quatro linhas, com ganho de conhecimento por parte dos atletas e dos profissionais. A gente costuma dizer que o Vasco não forma só atletas, mas profissionais. A maioria das pessoas que hoje trabalham no clube são oriundas da base, começaram como estagiários, e hoje estão seguindo carreira. Então, é com orgulho que anunciamos a divulgação desse conteúdo para os associados e toda comunidade vascaína.

Técnico da equipe profissional do Vasco, Zé Ricardo discursou sobre a importância de um projeto como o lançado nesta quarta-feira para o futuro do clube.

- Tenho pouco tempo neste retorno, mas no primeiro contato com o Álvaro ele já me disse que conseguiu realizar esse sonho, que agora está documentado. Muito legal saber que esse passo foi dado com a ajuda de todos. O que eu puder colaborar no profissional, vamos estar alinhados para isso. A ideia é interessantíssima de não abandonar o DNA do clube. Trabalhei muito tempo na base e sei o quanto é difícil enfrentar o Vasco, seja onde for. Nada resiste ao trabalho duro, temos que transformar isso em realidade - lembrou o treinador.

> Temas abordados no Currículo Metodológico do Vasco da Gama:

1 - Organização Administrativa
2 - Metodologia de Treinamento
3 - Estilo e Princípios de Jogo
4 - Componente Nutricional
5 - Componente Psicológico
6 - Treinamento de Força e Preparação Física
7 - Treinamento de goleiros
8 - Fisiologia
9 - Rotina Médica
10 - Recuperação Física
11 - Programa de Promoção de Talentos (Promove)