Rafael Silva (Paulo Fernandes / CRVG)

Rafael Silva está liberado para continuar ajudando o Vasco na luta contra o rebaixamento (Paulo Fernandes / CRVG)

Felippe Rocha
26/11/2015
13:20
Rio de Janeiro (RJ)

Depois de uma longa sessão no Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), o atacante Rafael Silva está liberado para jogar pelo Vasco contra o Santos, neste domingo. O atleta teve recurso julgado e poderia ficar  fora dos dois últimos jogos do Cruz-Maltino, mas a pena de um jogo, já cumprida não foi ampliada e o jogador está liberado.

O caso ainda é da expulsão de Rafael Silva contra o Atlético-MG, no início do returno do Campeonato Brasileiro. Na ocasião, o árbitro relatou ofensas do atacante, que resultaram no enquadramento do jogador no artigo 243-F do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). Julgado, ele foi condenado a quatro partidas de suspensão, cumpriu a primeira, de forma automática, e o departamento jurídico do Vasco obteve efeito suspensivo. O Pleno do órgão julgaria tal recurso na semana passada, mas o caso acabou adiado.

Nesta quinta-feira, o caso novamente foi um dos últimos da sessão, e, quando o advogado que representa as causas vascaínas, Paulo Rubens, foi à tribuna, o julgamento começou com a impressão de que o atacante cruz-maltino ficaria fora dos jogos derradeiros do Campeonato Brasileiro. Mas houve uma reviravolta e um dos auditores, inclusive, mudou o voto ao ouvir uma das explanações. Assim, por 4 votos a 2, o artigo 243-F foi desclassificado, em troca pelo 258. Desta maneira, a pena já cumprida de um jogo foi mantida.

- Entendo a situação do Vasco, mas ele não parou no "fanfarrão". Depois de expulso, ele se descontrola. Fala palavrões, faz gesto de roubo. É uma situação constrangedora - entende o auditor relator do caso José de Arruda Silveira Filho.

Porém, a falta de prova de vídeo e uma punição menos severa, dos mesmos auditores, para casos de tentativa de violência física, julgados na mesma sessão, contribuíram para o resultado. Rafael Silva, portanto, treina normalmente, na tarde desta quinta-feira, em São Januário, com os demais jogadores do elenco do Vasco.