Com clássicos no caminho do tri, Vasco precisa quebrar tabu de 2017

Cruz-Maltino ainda não conseguiu vencer nenhum rival este ano em quatro jogos. Time pode buscar motivação no retrospecto contra eles nos últimos dois títulos estaduais

Milton Mendes - Vasco
(Foto: Paulo Fernandes/Vasco.com.br)

Escrito por

Na busca pelo tricampeonato carioca, o Vasco só terá clássicos pelo caminho. Por isso, se quiser conquistar a taça no dia 7 de maio, o Cruz-Maltino terá que melhorar seu retrospecto contra os rivais nesta temporada. Até agora, o time não conseguiu vencer nenhuma vez em quatro partidas. Foras duas derrotas e dois empates.

O primeiro clássico do Cruz-Maltino em 2017 foi contra o Fluminense, na estreia do Estadual. O time teve uma atuação ruim e acabou perdendo por 3 a 0. Depois, encarou o Flamengo na semifinal da Taça Guanabara e foi derrotado por 1 a 0. No primeiro jogo após a saída do técnico Cristovão Borges, o Vasco já mostrou mais entrega e empatou em 0 a 0 contra o Botafogo, com o interino Valdir Bigode à frente. Sob o comando de Milton Mendes, a equipe arrancou um empate em 2 a 2 com o Fla.

O lateral-esquerdo Henrique tentou explicar a falta de vitórias vascaínas nos clássicos nesta temporada. No entanto, ele garante que agora a equipe está mais sólida e espera que o primeiro triunfo aconteça já neste sábado, contra o Rubro-Negro, pela semifinal da Taça Rio.

- O primeiro jogo contra o Fluminense a gente perdeu e não jogou bem. Nos outros clássicos a gente ainda estava se ajeitando, em uma fase de transição, com a chegada de jogadores. Agora a gente está bem mais encorpado, entendendo bem mais o trabalho do Milton também. Então, se Deus quiser a gente vai conseguir ganhar o primeiro clássico.

O Cruz-Maltino decide a vaga na final do segundo turno do Carioca contra o Flamengo no sábado, às 18h30, no Maracanã. Pela semifinal do Estadual, o time do técnico Milton Mendes terá pela frente o Fluminense, no próximo dia 24.

Cruz-Maltino pode se espalhar em retrospecto dos últimos títulos

Um outro fator pode ajudar o Vasco a vencer os clássicos e conquistar o Carioca este ano: se espelhar no bom retrospecto contra os rivais nos últimos dois Estaduais, quando terminou campeão. Em 2015, o Cruz-Maltino perdeu apenas um duelo, contra o Flamengo. No ano seguinte, não perdeu nenhum.

No Carioca de 2015, o Vasco bateu o Fluminense por 1 a 0, perdeu para o Rubro-Negro por 2 a 1 e empatou com o Botafogo em 1 a 1. Na semifinal, ficou no 0 a 0 com o Fla no jogo de ida e venceu por 1 a 0 na volta. Nas finais, vitórias por 1 a 0 e 2 a 1 contra o Alvinegro.

No título invicto ano passado, o time conseguiu triunfos por 1 a 0 contra o Fla e Flu, e empatou com o Botafogo em 1 a 1. Depois, derrotou o Rubro-Negro por 2 a 0 na semifinal e foi campeão em cima do Glorioso após vencer por 1 a 0 e ficar no 1 a 1.

Semana cheia pode ser trunfo

O Vasco tem a semana livre para treinar até o duelo contra o Fla, sem jogos no meio dela. Será a primeira vez que o time tem a chamada ‘semana cheia’ sob o comando do técnico Milton Mendes. Assim, o treinador poderá trabalhar mais o seu estilo de jogo e suas ideias com os jogadores.

Henrique conta que com a puxada sequência de partidas, o técnico tem pouco tempo para treinar e vem optando mais por vídeos e conversas para passar suas instruções. Porém, o lateral diz que agora o treinador poderá praticar mais a sua metodologia nos treinos.

- O Milton tem só conversado bastante, passado bastante vídeo, por causa do pouco tempo. Isso porque a gente joga sábado, quinta, domingo, quarta... Então ele está conversando bastante para a gente tentar entender a metodologia dele de trabalho. Só que agora é importante porque ele vai poder colocar mais ainda em prática nos treinamentos e a gente vai ter mais um pouquinho de tempo para fazer o que ele quer – disse Henrique.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter