Jorginho no primeiro dia de coletiva do Vasco em 2016

Jorginho está no lado de Eurico Miranda para deixar o Vasco na elite em 2017 (Foto: Wagner Meier/Lancepress)

David Nascimento
19/01/2016
08:00
Enviado especial a Pinheiral (RJ)

A identificação de Eurico Miranda com o Vasco não é de hoje, além de não ser por acaso. Dentro do clube desde que nasceu e na quarta gestão como presidente, já é natural que a fase do time em campo seja um espelho do momento do mandatário. E coincidentemente nos últimos 12 meses, esta semelhança ficou ainda mais nítida, dando indícios de que neste 2016, enfim, o time de São Januário voltará a brilhar como todo torcedor vascaíno espera que ocorra.

No início de 2015, Eurico Miranda e o Vasco estavam passando por uma fase espetacular. Em campo, o time conquistou o título do Campeonato Carioca e o presidente aparentava uma aparência saudável, com a barba feita e animado com o futuro da equipe, com base na marcante frase "O respeito voltou. Ponto" que protagonizou. Tanto o clube quanto o mandatário não tinham problemas aparentes, com o ápice da alegria aguardada pelos torcedores.

Eurico Miranda está em sua quarta gestão como presidente do Vasco e quer deixar o time em 2017 de volta à elite

Entretanto, após o Campeonato Carioca do ano passado, o Vasco começou a desandar em campo e Eurico Miranda foi na mesma linha fora das quatro linhas. O time iniciou a série derradeira que iria terminar com a queda no Campeonato Brasileiro mais uma vez, e o presidente acompanhou esta fase, se envolvendo em polêmicas negativas.

Em coletiva após a confirmação da queda no Nacional, Eurico Miranda estava em sua pior fase, assim como o time. O presidente teve um problema de saúde (confira mais nesta página) e estava com uma aparência de cansaço e decepção com tudo o que aconteceu com o Vasco. O cuidado na sua barba era o dos piores, em um tamanho que não deixara chegar anteriormente de forma pública.

Nas primeiras semanas de 2016, Eurico Miranda evitou aparecer em público, mas protagonizou momento de volta do ânimo pessoal, conciliando com o início do ressurgimento do Vasco. Em três dias no fim de semana, o presidente vascaíno apareceu na reinauguração do ginásio de São Januário, do arbitral da Ferj e foi com os netos para Pinheiral, onde o elenco realizada a pré-temporada para momentos de descontração.

Pode ser que estas coincidências sejam apenas coincidências, mas o importante é que o Eurico Miranda segue um importante trabalho de reestruturação do Vasco para fazer com que o clube fique no lugar onde merece. O ânimo e a vontade de vencer neste 2016 é recíproca. Resta aguardar o decorrer dos meses para ver se apenas esta renovação será suficiente para que o Vasco volte à elite do Brasileiro.

JÁ ESTÁ MELHOR

Problemas de saúde no fim do ano com a queda


O presidente Eurico Miranda passou por problemas de saúde no final do ano passado, justamente no período em que o Vasco estava com a queda para ser confirmada no Campeonato Brasileiro, o que acabou acontecendo pouco tempo depois. O mandatário vascaíno passou por um tratamento de tumor na região da bexiga simultaneamente com a pior fase do clube de São Januário no ano.

Eurico Miranda apresentou melhoras em relação a este problema de saúde neste início de temporada, mostrando que está revigorado para dar a volta por cima junto com o Vasco. O presidente está trabalhando forte, mas sem ter possibilidade de prejudicar o seu quadro de saúde, para que o clube retorne à elite do Campeonato Brasileiro em 2017.

Aliás, vale destacar, Eurico Miranda vem contando com o apoio de familiares neste processo de renovação de ânimo – um dos aspectos que ele mais gosta de ter por perto a qualquer fase. E não abre mão de momentos de lazer para preservar estes cuidados necessários para a manutenção de suas condições para reerguer o Vasco depois de um 2015 para ser esquecido.