RADAR/LANCE!
28/10/2016
16:27
Rio de Janeiro (RJ)

O Vasco está perto de garantir o acesso à Série A do Brasileiro em 2017. No entanto, o time comandado por Jorginho vem adiando a definição da vaga na primeira divisão nacional. Com 58 pontos, ainda com jogos a serem disputados nesta 33ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, o Vasco está a três do líder Atlético-GO e a sete do Náutico, quinto colocado da competição. Com mais 15 pontos para serem disputados antes do fim do torneio, o time precisa de ao menos cinco para chegar ao número de segurança.

Desta forma, o Cruzmaltino terá que fazer a sua parte nas próximas rodadas e secar os adversários. De acordo com André Schmidt, blogueiro do LANCE!, o Vasco pode se complicar nesta reta final caso abra a mão de lutar pelo título.

- Acredito que o Vasco tem que manter o foco no título. Apesar da Série B ter 'quatro vencedores', pois o acesso é a maior conquista, enquanto o time tiver como meta quem está à sua frente e não quem vem atrás, as chances de se garantir na Primeira Divisão serão maiores. Caso abra mão de lutar pela taça, correrá o risco de tirar o pé nesta reta final e se complicar ainda mais nas últimas rodadas - disse, complementando:

- O objetivo tem que ser subir como campeão, até para tentar elevar sua moral com os torcedores. Em caso de fracasso, ao menos garantirá a subida. É melhor focar em ficar em primeiro e terminar em segundo do que se contentar com o quarto e acabar ficando em quinto. 

Nesta lógica, a conta do Vasco é simples. Precisando de mais cinco pontos, o time deve somar mais dois triunfos ou uma vitória e dois empates. O primeiro desafio será diante do Brasil de Pelotas, no próximo sábado, e depois contra o Luverdense, na terça-feira, dia 8 de novembro.

Nesta sexta, a missão será assistir os jogos da 33ª rodada e torcer para os tropeços de Atlético-GO e Náutico, que se enfrentam às 21h30, na Arena Pernambuco. A equipe goiana é líder, mas, se perder, o Vasco terá a chance de dividir o topo da tabela na próxima rodada. O Londrina, que é o quarto colocado, enfrenta o Criciúma, às 19h15. Para os vascaínos, um empate ou uma derrota do Tubarão também será bem aceita.

Nas próximas rodadas, Avaí, Londrina e Náutico representam as maiores ameaças. Para evitar perder a vaga no G4, o Vasco pode contar com suas próprias forças para assegurar o acesso com tranquilidade. 

Confira os adversários que o Vasco terá na sequência da Série B:

34ª rodada - Brasil de Pelotas - atual 12º colocado na tabela.
35ª rodada - Luverdense - atual 9º colocado na tabela.
36ª rodada - Bragantino - atual 17º colocado na tabela.
37ª rodada - Criciúma - atual 11º colocado na tabela.
38ª rodada - Ceará atual 8º colocado na tabela.