Diligente2

Diligente comprova ser ótimo fundista – Foto: Gerson Martins

Fernando Lopes
25/09/2016
16:51

Mesmo numa pista muito encharcada, devido ao forte temporal que assola a cidade do Rio de Janeiro desde a madrugada, Diligente confirmou o favoritismo para vencer facilmente a Prova Especial Gualicho – 4ª Etapa da Taça Quati. A carreira, atração central da jornada deste domingo, 25 de setembro, no Hipódromo da Gávea, foi disputada em 3.000 metros, grama.

Com os forfaits antecipados de Imortalitty Point e Ojo de Bife, apenas quatro competidores alinharam na seta dos três quilômetros. Voluntarioso, logo Mar de Estrelas assumiu a ponta. Diligente era o segundo com Dileto e Gigante de Ouro nas colocações seguintes. Em ritmo moroso, Mar de Estrelas cruzou o disco na primeira passagem ponteando, seguido por Diligente, Dileto e Gigante de Ouro. Sem alteração no panorama, Mar de Estrelas seguiu galopando em primeiro na reta oposta. Quase na grande curva, Dileto tentou acelerar um pouco o ritmo, trazendo Gigante de Ouro junto, mas Mar de Estrelas e Diligente seguiam no comando das ações.

Na hora da verdade, mostrando estar com o fôlego em dia, Diligente tomou conta da situação. Mar de Estrelas já dava por completada sua missão. Dileto não mostrava forças para lutar pelo primeiro. Então, coube a Gigante de Ouro, ganhador da Taça Quati no ano passado, tentar desalojar Diligente. Todavia, no rigor de Vagner Borges, Diligente correspondeu in totum, abriu larga vantagem sobre seus rivais para conseguir firme êxito. Gigante de Ouro formou a dupla, afastado. Dileto e Mar de Estrelas completaram o marcador.

Apresentado com a categoria de sempre pelo consagrado Dulcino Guignoni, Diligente é um 4 anos, filho de Wild Event e Voice From, por Northern Afleet, criado pelo Haras Santa Maria de Araras e defensor das sedas do Stud Globo, do turfman gaúcho Raul Régis. Na sua quinta vitória, em 17 apresentações, Diligente percorreu os 3.000 metros em 3min21s.