Rafael

Jairo Borges, o atual vice-líder da estatística na Gávea: treinador encontrou o percurso e a forma física ideais para Xingu Thunder (foto: Rafael Cavalcanti)

LANCE!
07/06/2016
07:50
Rafael Cavalcanti

Um dos grandes valores de sua geração, o cavalo Xingu Thunder não se adaptou às disputas em provas de fundo, correndo abaixo do esperado. De volta à milha, os 1.600 metros, onde rende o máximo, o tordilho deu um show à parte na última: largou devagar, em último, teve um percurso adverso e chegou em 4º na preparatória para o GP Presidente da República, prova que antecede a disputa do Grande Prêmio Brasil, no próximo domingo, dia 12, na Gávea. A exibição encheu de esperanças o treinador Jairo Borges: “O cavalo está tinindo. A pista seca para ele é melhor, mas o cavalo seguiu muito bem e já mostrou que a raia não será o maior problema. Vamos arrancar a cabeça deles aqui no disco”, brincou.

Vice-líder da estatística de treinadores, Jairo Borges tem um numeroso plantel de animais sob seus cuidados, na maioria produtos que disputam provas de nível técnico limitado. Porém, Seu Jairo, como é chamado pelos amigos, sabe muito bem os caminhos para a vitória, inclusive nas provas clássicas, como o Grande Prêmio Brasil de 2004 com Thingnon Boy.

Com Xingu Thunder, tido como seu melhor pensionista na cocheira, Jairo levantou três vitórias clássicas (uma de Grupo II e duas de Grupo III) e parece ter encontrado o treinamento ideal para que o tordilho volte a mostrar tudo que sabe, na milha.

O cavalo do Stud Galope vai à raia hoje para seu o último exercício forte, ou apronto, como chamam os profissionais de turfe. “O cavalo passou a distância na semana passada e saiu-se muito bem, sem preocupação de tempo, mostrando perfeita adaptação. Hoje ele fará uma partida curta, para deixá-lo no último furo, pronto para a corrida”, confidenciou o treinador.

Filho de Durban Thunder e Now Cat, propriedade do Stud Galope, Xingu Thunder correu dez vezes, vencendo quatro, chegando apenas três vezes fora do placar. De volta à milha, o tordilho será uma verdadeira encrenca, e uma pule das mais tentadoras na equilibrada carreira de domingo, aperitivo para o GP Brasil!