Esfinge

Esfinge em sua vitória na Gávea - Foto: Gerson Martins (Arquivo)

Fernando Lopes
07/09/2016
18:26

Maior criador do país nas últimas décadas, o Haras Santa Maria de Araras viu mais uma vez os animais nascidos em seus campos criatórios dominarem as principais provas do país.

Neste feriado de 7 de setembro, em Cidade Jardim, São Paulo, dois animais de criação do empresário Julio Bozano, titular do Haras Santa Maria de Araras, venceram as duas carreiras de G1 que movimentaram o hipódromo paulistano.

Esfinge, de propriedade do Stud Ghadeer, uma sociedade de Antonio Landim Meirelles Quintella (Stud Quintella), Sergio Coutinho Nogueira (Haras Regina) e Paulo Cesar Peixoto de Castro (Fazenda Mondesir), derrotou com facilidade impressionante suas adversárias no Grande Prêmio Barão de Piracicaba (G1). A carreira, que marca a abertura da Tríplice Coroa de potrancas na capital pulista, foi disputada em 1.600 metros, na pista de grama.

Uma filha de Wld Event e Kiss Me Dear, por Bernstein, Esfinge recebeu perfeita direção do experiente e consagrado Carlos Lavor. A potranca, que conquistou sua segunda vitória, em cinco apresentações, é treinada no Rio de Janeiro, pelo espetacular Roberto Solanés, um verdadeiro “papão” nas provas de graduação máxima do turfe nacional. Pixilim, Friends Of Gold, Exhibition e e Holy Biblos completaram o marcador. A ganhadora assinalou para a milha: 1min35s107.

Logo em seguida, Easy To Love, também criado pelo Haras Maria de Araras, conquistou de forma brilhante o Grande Prêmio Ipiranga. A prova é o início da disputa da Tríplice Coroa entre os produtos no turfe bandeirante e assim como a disputa entre as fêmeas, realizado em 1.600 metros, pista de grama.

Conduzido de forma enérgica e inteligente por Antônio Mesquita, o castanho é treinado pelo competentíssimo Mario André e defensor das sedas do Stud Engenho Bom Nome. Kiwi Green Suite, Kris Five, Maraton e Vettori Kin fecharam as colocações remuneradas no placar.

Um filho de Adriano e Quel’Amour, por Wild Event – o pai da já citada Esfinge - , Easy To Love conseguiu seu terceiro êxito em oito apresentações, sendo este o primeiro na esfera nobre. O vencedor parou os cronômetros em 1min35s159 – marca 52/1000 inferior a das potrancas no Barão de Piracicaba.

A reunião em Cidade Jardim, assim como a realizada em Porto Alegre, no Hipódromo do Cristal, tiveram transmissões da Tv Turfe e apostas abertas em todos os credenciados da parceira JCB/ PMU Brasil.