rg

Cosmopolitan mostrou que a milha é a sua "praia" - Foto: Gerson Martins

Fernando Lopes
17/07/2016
17:44

Mostrando o acerto de sua equipe ao retornar para a distância de seus últimos triunfos, Cosmopolitan atropelou com disposição para levar a melhor no Grande Pr~emio Presidente Vargas (G3). A carreira, um dos destaques do domingo, 17 de julho, no Hipódromo da Gávea, foi disputada em 1.600 metros, pista de grama pesada.

Com o forfait de Invader, sete competidores alinharam na seta da milha e largaram muito bem. Voluntarioso, Campeoníssimo logo assumiu o comando das ações. Double Up, Dog Day, Capitólio, Céu de Brigadeiro, Cosmopolitan e Paint Naif eram os próximos ( na frente veremos o ditado, os últimos serão os primeiros...). Pouco antes da grande curva, sempre muito fácil, Céu de Brigadeiro começou a aproximar-se dos ponteiros.

Na hora da decisão, Campeoníssimo seguia mandando no páreo. Capitólio tentava arrumar uma passagem e Céu de Brigadeiro, com seu jóquei no “último andar”, dava fila de que iria massacrar os rivais. Mas, a realidade se mostrou completamente diferente. Quando Muriel fez correr, Céu de Brigadeiro não mostrou a ação de outras corridas e começou a “pular no mesmo lugar”. Campeoníssimo também mostrou não ter “garrafas para vender” e começou a esmorecer. Pelo meio de raia, engrenado, com galope vistoso e muita disposição, Cosmopolitan passou um a um dos rivais, dominou o páreo e galopou para o disco, muito bem conduzido pelo excelente Vagenr Borges. Vindo da última colocação, entretanto, sem jamais ameaçar o vencedor, Paint Naif, mostrando estar recuperando a antiga forma, ficou com a segunda colocação. Céu de Brigadeiro, Capitólio e Double Up completaram o placar remunerado.

Trazido do centro de Treinamento Vale da Boa Esperança em forma espetacular pelo consagrado Dulcino Guignoni, Cosmopolitan é um 4 anos, filho de Wild Event e Fanciulla del West, por Critique, criado pelo Stud TNT e defensor do Stud São José dos Bastiões. No seu quarto triunfo, o segundo na esfera nobre – Clássico Luiz Rigoni (L.) -, em 16 apresentações entre Gávea e Cidade Jardim, Cosmopolitan assinalou para a milha: 1min38s13.