icons.title signature.placeholder Lucas Faraldo Knopf
05/06/2014
07:30

Arena Corinthians no dia 12 de junho? Que nada! A Copa do Mundo já começou, e o endereço é outro. Trata-se de uma pacata rua paulistana, a Capitão Siqueira Barbosa, localizada no bairro Parada Inglesa, Zona Norte da cidade. Com suas dezenas de casas e sobrados, a estreita travessa já está "uniformizada" para a chegada do Mundial ao Brasil.

Os mais de 250 metros de asfalto dão lugar a uma espécie de tapete pintado pela vizinhança e personalizado com desenhos relacionados às 32 seleções – com foco, é claro, na brasileira – que disputarão o torneio nos próximos meses de junho e julho. A "mais canarinha das ruas do País" também conta com bandeirinhas das cores verde e amarelo espalhadas de ponta a ponta, bem como pinturas em parte dos muros.

O trabalho de decoração foi realizado por um grupo de moradores chamado "Buraco da Onça". Os cerca de 50 amigos se reuniram no último feriado do dia 1º de maio para colorir a vizinhança. Os desenhos vão desde caricaturas de Neymar, Felipão, Fuleco e Brazuca a personagens como Senninha e Zé Carioca.

Aos 50 anos de idade, Álvaro Diniz, morador da rua e principal organizador das obras de arte, orgulha-se das pinturas. O senhor apelidado de "Véia" – devido a sua desenvoltura quando jogava bola entre amigos – conta a alegria da criançada do bairro ao visitar a famosa Capitão Siqueira Barbosa.

– Não dá para ver qualquer parte escura no chão. Às vezes passam vans escolares lotadas de crianças apenas para verem os desenhos – comentou Véia.

– Minha sobrinha pega os desenhos na internet, pegamos pessoas não profissionais aqui das ruas próximas e pega o quadriculado dos desenhos para fazê-los no asfalto – explicou Diniz.  

E engana-se quem pensa que o empenho dos moradores em decorar a rua tenha relação com o Brasil ser país-sede da Copa. Desde 1998, durante o Mundial da França, os vizinhos de reúnem para espalhar as cores da competição por todos os cantos da travessa. Em 2010, a rua ganhou um concurso organizado pela emissora RedeTV. Neste ano de 2014, o Google selecionou a Capitão Siqueira Barbosa e fechou um acordo de patrocínio. 

O fato de o Brasil sediar o torneio, no entanto, dá "um gosto a mais" na hora de realizar a decoração. É o que conta Diniz, senhor que crê com convicção no hexacampeonato do Brasil.

– Por ser uma Copa do Brasil, que é a última que vamos ver aqui, para mim é a maior alegria. Nasci em 63. Em 70 eu tinha sete anos. Então tenho uma noção do Brasil campeão. Mas não e a mesma coisa – disse Véia.

– Tenho quase absoluta certeza de que o Brasil será campeão, tem os melhores jogadores destacados no mundo. Você vê no time do Barcelona, do Chelsea um monte de brasileiro. E ainda voltou o Felipão para botar ordem. Agora sim temos uma seleção – acrescentou o otimista torcedor e morador da rua Capitão Siqueira Barbosa.

Todas as fotos foram tiradas e cedidas por Larissa Diniz