icons.title signature.placeholder LANCEPRESS!
01/03/2014
20:53

O ex-zagueiro Sol Campbell disparou contra a Federação Inglesa, chamando-a de "institucionalmente racista". Com 73 jogos pela seleção de seu país, o ídolo do Arsenal disse em sua autobiografia, que vem sendo lançada pelo jornal "Sunday Times", que se fosse branco seria capitão do English Team por 10 anos:

 - Eu acredito que se fosse branco seria capitão da Inglaterra por dez anos. Simples assim. Eu acho que a federação queria que eu fosse branco. Eu tinha tudo para ser capitão, a liderança e a performance. Eu sempre estive como titular de meus clubes e cheguei a ser capitão no Tottenham. É possível termos capitães negros nas divisões de base mas não no profissional. É institucional. Há um teto e ele é de vidro.

Campbell ficou famoso por trocar o Tottenham, clube que o revelou, pelo arquirrival Arsenal, semanas antes de dizer que nunca vestiria a camisa dos Gunners. Pelo time de Arsene Wenger, o ex-zagueiro foi campeão duas vezes do Campeonato Inglês, incluindo na temporada dos "Invincibles" e vice-campeão europeu em 2006.