icons.title signature.placeholder Igor Siqueira
04/07/2014
12:16

Com a bagagem de duas Copas do Mundo e 22 anos como jogador profissional, fazendo parte de um dos melhores times da sua época, o ex-zagueiro italiano Alessandro Costacurta bateu um papo com o LANCE!Net nesta sexta-feira. Hoje atuando como comentarista em uma emissora da Itália, ele analisou a Seleção Brasileira, a começar pela posição que entende melhor: a defesa.

Para Costacurta, que viu Thiago dar os primeiros passos no futebol italiano, o comportamento do capitão brasileiro na Copa não tem sido dos melhores, apesar de considerá-lo o principal defensor do mundo.

- Thiago Silva não faz um grande mundial, mesmo sendo, para mim, o melhor zagueiro do Mundo. Não tem erros claros, mas o vejo talvez mais inseguro que das outras vezes. Foi estranho ver um capitão que não teve a força de ver. Não é um sinal de fraqueza, mas é estranho que um capitão não tenha essa força - afirmou o ex-defensor.

Ainda sobre a Seleção Brasileira, Costacurta não espera um show da equipe nesta Copa, mas não tira o time de Scolari da lista de candidatos ao título.

- Não acredito que jogará bem, bem, bem... Porque tem jogadores, principalmente no meio-campo, que não podem fazer tanto jogo. É um time sólido, pode vencer o Mundial. Me lembra o time de 1994, que jogou contra nós - acrescentou.

Sobre o treinador, Costacurta, lembrando a passagem dele no Chelsea, entende que Felipão está no lugar certo ao ocupar o comando de uma seleção.

- Ele é inteligente para comandar uma seleção. Para mim, ser treinador ou selecionador é diferente. Felipão é um grandíssimo selecionador. Ele já ganhou uma Copa. Creio que é a pessoa certa para liderar uma seleção. Talvez para os clubes ele não esteja assim preparado - emendou.

VEJA O PAPO DE COSTACURTA COM O LANCE!NET

COPA
É um ótimo Mundial, porque as equipes estão muito organizadas. A Copa sempre se pensa no individual, mas dessa vez também se pensa na organização. Tanto é que tantas partidas estão sendo resolvidas nos últimos minutos ou na prorrogação.

O QUE ACONTECEU COM A ITÁLIA?
Não tínhamos uma seleção forte. Na Itália, pensam que o Balotelli é igual ao Robben, Messi ou Ronaldo, mas não é assim.

QUEM SERÁ O NOVO TÉCNICO?
Espero que seja Mancini, porque mostrou trabalho a nível internacional, tanto na Inglaterra quanto na Turquia. E além disso penso que está bem preparado para comandar uma seleção.

NEYMAR
Pode se tornar grande como Messi. Gosto do empenho que ele tem. É muito generoso. Messi não é. Só é generoso quando tem a bola.

KAKÁ
Creio que foi melhor ele sair do Milan. Para mim, Kaká fez um bom ano. Fez discretamente. O Milan não ajudou. Talvez se o Milan estivesse melhor, poderia ter feito mais gols. Acredito que ele poderia estar na Copa. Mas, por outro lado, se fosse para deixar Kaká só no banco, talvez tenha sido melhor dar espaço aos jovens.