Werdum supera Travis Browne na decisão dos juízes do UFC de Orlando

Fabricio Werdum (FOTO: Getty Images)
Fabricio Werdum (FOTO: Getty Images)

Escrito por

A luta principal do UFC que aconteceu em Orlando (EUA), neste sábado, contou com dois lutadores em busca da vitória para garantir a chance pelo cinturão dos pesados. No confronto entre Fabricio Werdum e Travis Browne, melhor para o brasileiro. Com uma estratégia bem traçada e segura, o atleta da Kings MMA dominou todo o combate contra seu adversário e venceu a disputa na decisão unânime dos juízes.

Ciente do risco que corria diante de um adversário com trocação poderosa, Werdum soube encaixar seu jogo e dominar seu oponente ao longo dos cinco rounds da disputa. Além de trabalhar seu afiado jiu-jitsu em alguns momentos do combate, o brasileiro se saiu melhor também na trocação contra o americano, que esbanjou resistência.

A vitória de Werdum garante ao brasileiro a chance de disputar o cinturão dos pesados contra o atual campeão da categoria, Cain Velásquez. Segundo Dana White, se o americano estiver recuperado da lesão no ombro até lá, a disputa de título acontecerá na estreia do Ultimate no México, no fim do ano. Inclusive, a primeira edição do The Ultimate Fighter no país é especulada para ser protagonizada pelos dois, já que Cain tem ascendência mexicana e o brasileiro é comentarista do UFC na América Latina.

Browne teve interrompida uma sequência de três vitórias consecutivas. Curiosamente, o americano saiu derrotado apenas duas vezes na carreira após 19 lutas. Em ambas as derrotas seu algoz foi um brasileiro. O primeira revés aconteceu em outubro de 2012, quando Travis foi nocauteado por Antônio Pezão.

A LUTA
1º round
O duelo começou eletrizante com os dois lutadores partindo para a trocação franca. Browne cercava o brasileiro, enquanto Werdum estudava a distância para o adversário. Browne chegou a aplicar bons golpes no gaúcho em bom momento, mas Fabricio se recuperou e trabalhou seu jiu-jitsu no solo perto da grade. Quando a luta voltou em pé, os atletas protagonizaram um confronto sensacional com ambos desferindo golpes fortes que deixaram os dois abalados em alguns momentos.

2º round
O combate seguiu emocionante na segunda etapa, com os dois partindo para a trocação. Após um vacilo do americano, Fabricio conseguiu derrubar seu oponente e trabalhar seu jogo de jiu-jitsu. Após uma tentativa de kimura, Browne conseguiu se livrar da finalização e o duelo voltou de pé. Mais cansado, Travis recebeu os golpes mais potentes do round. 

3º round
Os primeiros segundos do terceiro assalto tiveram Werdum partindo pra cima e conectando bons socos na trocação. Se movimentando melhor, o brasileiro se defendeu do cerco do havaiano e apresentou um maior volume de golpes. O gaúcho chegou a encurralar Travis com bons socos, mas preferiu não gastar energia diante da resistência do adversário. Nos segundos finais, Fabricio encaixou um soco e um chute alto no oponente.   

4º round
A quarta etapa foi mais equilibrada do que as anteriores. Apesar de ainda contar com o controle da disputa, Werdum correu mais riscos e preferiu controlar mais seu gás e apenas se esquivar de alguns ataques do americano. Travis cercou o brasileiros e arriscou chutes altos, mas sem sucesso. O confronto se manteve em pé durante o round.

5º round
A etapa final começou com Werdum buscando a derrubada para levar o duelo ao chão. Ligado, Browne se defendeu bem e o confronto se manteve de pé. Na trocação, Travis teve o controle do octógono e cercou o brasileiro. Porém, foi Werdum que conectou os melhores golpes e chegou a abalar o americano em alguns momentos. O brasileiro se saiu bem também nos contragolpes. O combate chegou ao fim com uma trocação franca entre lutadores e com Fabricio administrando o resultado, fugindo dos ataques.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter