icons.title signature.placeholder Guilherme Cardoso, Luis Fernando Ramos e Rafael Sandrão
22/11/2013
10:24

Mais de 15 mil. Essa é a distância da Austrália para o Brasil. Achou muito? Mas não é assim que pensa Mark Webber. Afinal, ao lado do brasileiro Felipe Massa, ele é o piloto do grid atual da Fórmula 1 que mais conseguiu vencer a prova em Interlagos. Ou seja, ele se sente em casa em São Paulo.

Em sua despedida da categoria, o australiano quer finalmente desencantar na temporada. Novamente, ao lado de Massa (e agora também com francês Romain Grosjean), é o único corredor das equipes consideradas grandes que não venceu na temporada. Então, não poderia haver momento melhor para quebrar esse tabu.

Ao ser questionado se a corrida na capital paulista vai trazer uma motivação a mais por poder proporcionar sua terceira vitória no circuito, Webber foi direto.

- Sinceramente, não. Porém, nunca ganhei três vezes no mesmo circuito e aqui vou ter essa chance. Ganhei duas provas no Brasil, em Mônaco e na Inglaterra. Encaro as corridas da mesma maneira. estpu feliz pelo que estou sentindo e pelo que eu sei que posso fazer. Será minha última corrida na categoria e eu espero terminar bem o ano - afirmou o piloto da Red Bull.

Na Fórmula 1 desde 2002, Webber esteve em 216 GPs (não largou em dois deles), com nove vitórias. Aos 37 anos, ele ficou ofuscado por seu companheiro  Sebastian Vettel nas últimas temporadas. Mas na corrida no Brasil, ele também está no centro das atenções.

- Estou apreensivo para este fim de semana. Pretendo trabalhar bem durante os treinos livres para ir bem no domingo a tarde. Meu poder de reação dentro da categoria foi o que mais me deixa orgulhoso, foi algo que me marcou e me fez bem . Só tenho a agradecer todo os fãs da Austrália e fora de lá... Vivi momentos especiais aqui e que não vou esquecer - avaliou o australiano mais brasileiro do grid.

Em tempo, Webber vai disputar o Mundial de Endurance em 2014.

Webber na Fórmula 1

Início
O australiano Mark Webber estreou na Fórmula 1 na temporada de 2002. Na ocasião, ele era piloto da equipe Minardi. Sua primeira corrida foi o GP da Austrália, quando largou no 18 posto e terminou no quinto lugar. Antes de sua estreia como piloto em uma escuderia, tinha testado pela Arrows e pela Benetton, em 2000 e 2001.

Novo time
Após a passagem pela Minardi, Webber foi para a Jaguar no ano seguinte. Na equipe, conseguiu pontuar em sete corridas na etapa de 2003 e foi eleito o melhor do ano pela revista Autosport.

Primeiro pódio
Em 2005, já pela Williams, o australiano subiu ao pódio pela primeira vez, ao ficar na terceira colocação no GP de Mônaco, no dia 22 de maio. Ele ficou na equipe inglesa até o fim de 2006.

Na Red Bull
Mark Webber chegou na Red Bull em 2007. Dois anos depois, conquistou sua primeira vitória no GP da Alemanha, no dia 12 de julho. Na equipe, conquistou suas nove vitórias na Fórmula 1. Foi terceiro colocado no Mundial de Pilotos em 2010 e 2011. Até o momento, participou de 216 GPs (no total), largou em 214, além de conseguir 41 pódios.

Quem já venceu em Interlagos

Mark Webber
O australiano venceu duas vezes em Interlagos, ambas com a Red Bull. O primeiro foi em 2009 e o outro em 2011.

Felipe Massa
Assim como Webber, são duas vitórias em Interlagos: 2006 (em seu primeiro ano na Ferrari) e 2008 (vice Mundial).

Uma vitória
Do atual grid da Fórmula 1, Kimi Raikkonen (2007), Sebastian Vettel (2010) e Jenson Button (2012) foram os outros pilotos a conseguirem um triunfo no GP do Brasil, em Interlagos. Desses, apenas Raikonnen não vai participar da corrida deste domingo, afastado para se recuperar de cirurgia nas costas.