icons.title signature.placeholder Eduardo Mendes
14/11/2014
10:03

Em um bairro afastado na parte asiática de Istambul, o Fenerbahçe ergueu um moderno centro de treinamentos para dar privacidade aos jogadores. O terreno de 70 mil metros quadrados foi construído em 2000 e tem como vizinha uma base militar que guarda os tanques de guerras do país.

Bem protegido, o CT foi uma maneira encontrada no passado também para evitar que torcedores tivessem contato direto com o grupo, principalmente em época de cobranças. Antes, os atletas treinavam no clube localizado a poucos metros do estádio, no bairro de Kalamis. Foi nesse local, inclusive, que Alex, maior ídolo da história do clube, morou boa parte do tempo quando esteve em Istambul.

(Entrada do centro de treinamentos do Fenerbahçe/Foto: Eduardo Mendes)

A estrutura possui três campos de futebol e uma concentração com 30 dormitórios. Há ainda espaço para academia e fisioterapia. Quando os treinos são em dois períodos, os jogadores costumam passar o dia no clube. A maioria deles mora em um condomínio afastado do CT.

O atual líder do campeonato turco com 19 pontos em nove partidas, tem um elenco composto basicamente por jogadores que atuam no país. São 16 turcos e nove estrangeiros, entre eles o meia Diego e o português Raul Meireles. A média de idade do time é de 25 anos.

Além de Alex e de Diego, muitos brasileiros já tiveram passagens pelo Fenerbahçe: Éder, Deivid, Edu Dracena, Roberto Carlos, Fábio Luciano,Cristian e Fábio Bilica. Zico, por sua vez, já foi técnico do clube turco.

( Campos do CT do Fenerbahçe/ Foto: Eduardo Mendes)