icons.title signature.placeholder LANCEPRESS!
26/03/2014
18:46

Estão definidas as semifinais da Taça Santos Dumont, o Primeiro Turno da Série B do Rio: América x Olaria e Barra Mansa x Portuguesa. América, Olaria e Barra Mansa garantiram nesta quarta-feira as suas vagas, sendo que América e Barra Mansa, líderes de seus grupos, jogarão as semifinais, que serão no próximo sábado, às 15h, em casa. Os dois vencedores irão decidir o título.

A classificação mais dramática foi do América. Jogando em casa, no Giulite Coutinho, o time encarou o Olaria, saiu atrás e só foi virar para 2 a 1 na segunda etapa, quando estava com um jogador a menos. Caso empatasse o jogo, o Mecão perderia a posição para o Americano.

Mesmo debaixo de fortíssima chuva, o América começou muito bem, pressionando o Olaria e quase marcando com Léo Guerreiro, aos quatro minutos. A bola só não entrou porque o goleiro Cleber fez um defesaço para o Olaria. Porém, o time visitante estava muito bem em campo e logo começou a dominar, chegando ao seu gol aos dez minutos, quando Lincoln chutou e Magno desviou a trajetória da bola. O América não conseguiu se encontrar em campo e durante todo o primeiro tempo o Olaria esteve muito mais próximo de ampliar do que o América para empatar.

No intervalo, o treinador Gilson Nunes tirou Betinho e colocou Marco Túlio para dar maior força ofensiva ao América. E ele acertou na mosca. Após uma blitz, o zagueiro Douglas Ferreira apareceu para empatar a partida.

Daí para a frente o jogo ficou tenso. Ainda mais depois que a torcida do América foi tomando conhecimento dos resultados das partidas do Américano e do São João da Barra, que venciam seus jogos e, com isso, estavam jogando o América para o quarto lugar, tirando o Alvirrubro das semifinais. Para piorar, Douglas Ferreira recebeu o cartão vermelho e deixou o América com dez jogadores.

Quando tudo parecia perdido, veio a virada do Mecão. Aos 36 minutos, Taércio cobrou falta rasteira e marcou o gol da classificação. O lance teve muita reclamação dos jogadores do Olaria, que alegavam uma falta anterior não marcada a seu favor.

Os últimos minutos foram dramáticos, já que o Olaria, beneficiado pelo tropeço do Sampaio Correa - e, por isso, classificado - buscava o empate que o garantiria em primeiro lugar no Grupo A e, assim, com a vantagem nas semifinais. Prova disso foi que aos 46 minutos, Diego Cocada cruzou e Daniel cabeceou na trave, no último lance do jogo. Foi o juiz apitar e os 545 torcedores do América (a renda foi de R$ 4.535,00) fizeram a festa mesmo ensopados, enquanto todo o time do Olaria reclamava da arbitragem de Eduardo Guimarães (o mesmo que apitou Flamengo x Vasco da Taça Guanabara).

- Queremos uma Série B melhor e queremos árbitros melhores. O mesmo juiz que fez besteira no Flamengo e Vasco, não dando um gol no qual a bola entrou, apitou nosso jogo e errou. A chuva pode ter atrapalhado, mas o time é novo e o juiz abalou o time - lamentou o goleiro Cleber à Rádio FutRio.
O treinador Cleimar Rocha foi ainda mais veemente:

- Não vencemos porque o juiz é um ladrão safado e fez aquilo que interessava a ele - Cleimar Rocha

O meia Cocada também reclamou, Mas disse que já voltou as suas atenções para o jogo de sábado, que pode ser o da forra para o Olaria.
- Vamos enfrentá-los nas semifinais. Aí a gente vê - disse.

Do lado do América, o goleiro Felipe apenas festejava a ótima fase do América, que acumula quatro triunfos seguidos,

- O importante foi fazermos dois gols e chegamos na semifinal

Enquanto o América terminou como líder do Grupo B, o Barra Mansa festejou a ponta do Grupo A. Com a derrota do América, bastou ao time do Sul-Fluminense venceu o Queimados fora de casa por 3 a 2 e chegou aos 20 pontos, contra 19 do Olaria. Com isso enfrentará a Portuguesa em casa.

Em Cardoso Moreira, o Americano de Campos fez o seu dever. Atacando sempre, o time envolveu o fraco Angra dos Reis por 1 a 0, gol de Ricardo, na etapa final, e ficou secando o Mecão. Não deu, mas o time terminou a primeira fase em um honroso terceiro lugar e motivado para buscar a classificação na Taça Corcovado.

Vale lembrar que o Americano está mandando seus jogos na cidade de Cardoso Moreira porque vendeu seu estádio, Godofredo Cruz e não chegou a um acordo com o Goytacaz para poder jogar no campo do maior rival.
Já em São João da Barra, o time da casa, treinado por Andrade - comandante do Flamengo na conquista do hexa na Série A, em 2009 - venceu por 1 a 0 o Sampaio Correa e chegou aos 14 pontos, em quarto lugar.

Os demais jogos da rodada: São Gonçalo 0x1 Mangaratibense, Paduano 3x0 Quissamã e Barra da Tijuca 2x0 Tigres. Folgaram na rodada Ceres, Portuguesa e Goytacaz.

CLASSIFICAÇÃO:

Grupo A

1º Barra Mansa, 20 pontos;
2º Olaria 19;
3º Sampaio Correa e Ceres, 16;
5º Mangaratibense, 13;
6º Tigres, 10;
7º Angra dos Reis, 6;
8º Quissamã, 1.

Grupo B

1º América 16 pontos;
2º Portuguesa, 15;
3º Americano e São João da Barra, 14 pontos;
5º Barra da Tijuca, 12 pontos;
6º Goytacaz, 10;
7° Queimados, 7;
8º Paduano, 6;
9º São Gonçalo, 4.