Para vingar seus ancestrais, guineense torceu contra Portugal na Copa, e deu resultado

Banner para notas app Copa do Mundo
Banner para notas app Copa do Mundo

Escrito por


Jordan Tie saiu há cinco anos da Guiné Bissau para estudar em Brasília e aproveitou a Copa no Brasil para extravasar todo o sentimento nacionalista contra Portugal, que colonizou o seu país. Ele explicou o motivo de sua torcida contra Cristiano Ronaldo & cia. enquanto se dirigia ao Estádio Nacional Mané Garrincha para assistir à partida entre a seleção portuguesa e Gana.

- Portugal destruiu o meu país. Vou torcer contra eles e fazer muita festa pela eliminação - contou Jordan.

Até 1973 Guiné Bissau ainda era uma colônia portuguesa. Atualmente, o país está sob uma ditadura militar, instalada em abril de 2012.

Mas Jordan afirmou que suas preocupações políticas podem conviver com a alegria de uma partida de futebol. E até por isso, ele não foi sozinho ao Mané Garrincha.

Para torcer contra Portugal, Jordan convocou quatro amigos: Cristel, Ted, Morgan e Kevin. Só que os parceiros, também estudantes, não são de Guiné Bissau, mas do Congo, país africano colonizado pela França e que também é conhecido por sua pobreza.

Os cincos africanos chamaram a atenção por onde passavam por causa de sua alegria. Com apitos, cânticos e danças, confraternizaram-se com torcedores de várias nações: brasileiros, colombianos, americanos e até portugueses.

- Temos de aproveitar a chance. Estamos alegres e vamos torcer para Gana. Gana! Gana! Gana! - gritava Jordan.

Se por um lado eles não puderam festejar a vitória de Gana, por outro saíram felizes pela não-classificação portuguesa. Apesar de bater Gana por 2 a 1, Portugal foi eliminada pelos EUA no saldo de gols.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter