icons.title signature.placeholder RADAR/LANCEPRESS!
27/02/2015
16:54

Um novo vídeo mostra, em 3D, como estão as obras e como vai ficar o Parque Olímpico Rio 2016, destacando todas as modalidades que serão disputadas no local. O passeio virtual dá a exata percepção da área, que será o coração dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016. O Parque Olímpico ocupa 1,18 milhão de metros quadrados, onde ocorrerão disputas de 16 modalidades olímpicas e nove paralímpicas.

O local receberá provas de basquete, ciclismo de pista, ginástica artística, ginástica de trampolim, ginástica rítmica, handebol, judô, luta greco-romana, luta livre, nado sincronizado, natação, polo aquático, saltos ornamentais, taekwondo, esgrima e tênis, basquete em cadeira de rodas, bocha, ciclismo, futebol de 5, golbol, judô, natação, rúgbi em cadeira de rodas e tênis em cadeira de rodas.

Atendido por duas das novas linhas de BRT, a Transolímpica e a Transcarioca, o Parque Olímpico também será o local do Centro Olímpico de Treinamento (COT), voltado para atletas de alto rendimento.

Para a construção do Parque Olímpico, foram feitas duas parcerias. Uma Parceria Público-Privada (PPP), entre a Prefeitura e o consórcio Rio Mais, permite a construção e manutenção (por 15 anos) da infraestrutura do Parque Olímpico, além das Arenas Cariocas 1, 2, e 3, do Centro Principal de Mídia (MPC), do Centro Internacional de Transmissão (IBC), do hotel e da infraestrutura da Vila dos Atletas (que também está sendo erguida na Barra).

Para viabilizar a construção das demais instalações – Estádio Aquático, Centro de Tênis, Velódromo e Arena do Futuro –, a Prefeitura assinou um acordo de cooperação técnica com o Governo Federal. A União aporta os recursos e a Prefeitura, através da RioUrbe e da Empresa Olímpica Municipal, é responsável pela execução das obras.