icons.title signature.placeholder Walace Borges
10/06/2014
12:03

Os grandes especialistas dizem que a Copa do Mundo, que começa nesta quinta-feira, será decidida na questão física. Isso porque o Brasil é um país com altas temperaturas e viagens muito grandes entre as sedes. E no Grupo B esta lógica fica ainda mais clara já que uma seleção em especial, a Holanda, terá vida muito mais complicada que os três adversários.

Para disputar os três primeiros jogos da Copa do Mundo, a Holanda viajará aproximadamente 4.200 quilômetros entre Salvador, Porto Alegre e São Paulo. Enquanto isso, Espanha viaja apenas 2.468 quilômetros, Chile 2.358 quilômetros e Austrália 2.864 quilômetros. Ou seja, em aproximadamente 15 dias a Laranja Mecânica fará uma viagem que a levaria desde Amsterdã, capital holandesa, até a Síria, no sudoeste asiático, atravessando nada mais, nada menos, do que seis países (Alemanha, Áustria, Hungria, Sérvia, Bulgária e Turquia).

Apesar de todas as dificuldades, os holandeses não vão utilizar isso como forma de desculpa para uma possível campanha ruim na fase de grupos. De acordo com o capitão e jogador mais experiente do elenco, Van Persie (que tem 30 anos), a Laranja Mecânica chegou mais cedo ao Brasil, onde treina sede do Flamengo na Gávea, para se acostumar ao clima:

Jogadores holandeses têm curtido a praia, mas calor ainda será adversário na Copa (Foto: Pablo Jacob)

- Não estamos acostumados com tanto calor e umidade, mas viemos mais cedo para nos aclimatarmos bem. Poderia ser pior. Há sedes com Salvador e Amazonas onde as temperaturas são ainda maiores. De qualquer forma, o calor não pode ser encarado como uma desculpa.

Além das viagens, a Holanda terá de conviver também com os horários dos jogos. Assim como a Espanha, ela não fará nenhuma partida do Grupo B no horário noturno (das 19h) e fará dois jogos no pico do calor (às 13h). No entanto, a Laranja Mecânica terá cinco dias de intervalo entre as três partidas. Quem gosta de Sneijder, Van Persie e Robben tem de torcer para que a recuperação holandesa seja realmente mecânica e eles joguem como máquinas na Copa do Mundo!