icons.title signature.placeholder Felippe Rocha
29/06/2014
14:27

Há quem diga que nas oitavas de final começa uma outra Copa do Mundo. Porém, para muitas seleções, o Mundial do Brasil terminou na primeira fase. E de maneira vergonhosa. Austrália, Camarões e Honduras, apesar de os Cangurus terem feito jogo duro com chilenos e holandeses, que se classificaram no Grupo B. Por outro lado, a Espanha, atual campeã, só conseguiu seus primeiros pontos quando não tinha mais chances de avançar.

Além da equipe de Vincente Del Bolsque, as também campeãs Itália e Inglaterra voltaram à Europa dando lugar para, além do Uruguai, a Costa Rica. Ingleses, inclusive, deixam o Brasil com apenas um ponto conquistado.

Alguns times foram destaques negativos pela fragilidade apresentada, como Japão e Coreia do Sul, que tiveram a tradicional correria, mas não mostraram capacidade suficiente para fazerem mais de um ponto cada um nos equilibrados Grupos C e H respectivamente.

> ENQUETE: Qual foi a pior seleção da Copa do Mundo? Vote!

Confira abaixo alguns números de seleções que não vão deixar saudades:

Camarões: 0 ponto, 1 gol marcado e 9 sofridos. Curiosidade: Além das goleadas para Croácia (0x1) e Brasil (1x4), o México teve dois gols mal anulados na primeira rodada (0x1).
Espanha: 3 pontos, 3 gols marcados e 7 sofridos. Curiosidade: Já eliminada, a atual campeã venceu apenas a Austrália, também sem chances, na última rodada.
Austrália: 0 ponto, 3 gols marcados e 9 sofridos. Curiosidade: Fez jogo para Chile (1x3) e Holanda (2x3).
Japão: 1 ponto, 2 gols marcados e 6 sofridos. Curiosidade: Foi goleado, na última rodada pela Colômbia (1x4), que jogava com muitos reservas.
Itália: 3 pontos, 2 gols marcados e 3 sofridos. Curiosidade: O estilo ofensivo foi bem contra a Inglaterra, mas não suportou Costa Rica e Uruguai.
Inglaterra: 1 ponto, 2 gols marcados e 4 sofridos. Curiosidade: A campanha conseguiu ser a pior da história do English Team em Copas.
Honduras: 0 ponto, 1 gol marcado e 8 sofridos. Curiosidade: O único bom momento foi quando empatou o jogo contra o Equador, mas não resistiu (1x2).
Bósnia: 3 pontos, 4 gols marcados e 4 sofridos. Curiosidade: Esperava-se que fosse a segunda força do grupo, mas nem Dzeko brilhou. Marcou apenas contra o Irã, na terceira rodada (3x1).
Irã: 1 ponto, 1 gol marcado e 4 sofridos. Curiosidade: Se tivesse suportado a Argentina o jogo todo, teria melhores condições na terceira rodada. Mas Messi marcou nos acréscimos do segundo tempo.
Gana: 1 ponto, 4 gols marcados e 6 sofridos. Curiosidade: O maior destaque foi quando os jogadores receberam dinheiro para atuar.
Coreia do Sul: 1 ponto, 3 gols marcados e seis sofridos. Curiosidade: Nem o atacante Min, conhecido como o Neymar asiático, mostrou bom futebol.

Confira quem foi a pior seleção para alguns dos especialistas do LANCE!:

Roberto Assaf: Camarões já era esperado que fosse mal. A Espanha, sim, foi o grande mico. Todo mundo achando que ia ser a Costa Rica... Bicampeã europeia, campeã mundial, jogadores alto nivel. Por tudo isso. Já a Inglaterra cometeu o erro de levar muita gente jovem na delegação. Eles sentiram o peso, óbvio. Pode vingar na próxima, mas já era mais ou menos esperado que não fosse bem este ano.

Álvaro Oliveira Filho: Tecnicamente, pelo futebol que jogou, Honduras foi muito pior que Camarões e Austrália. Não sei como a seleção mexicana não passou da primeira fase. Eles estavam numa fase muito ruim, pois essa seleção de Honduras...

Marcelo Damato: Camarões, incomparavelmente. Por tudo que houve antes, de não saber se embarcariam pela falta de pagamento, a falta de união... foi uma equipe que acabou atropelada por todas as outras. No Grupo F, todas deram trabalho à Argentina, até a Bósnia, que é limitadíssima. Em Camarões não eram jogadores profissionais, foram turistas que vieram passear.