icons.title signature.placeholder LANCEPRESS!
17/11/2013
18:56

Sebastian Vettel, mesmo já confirmado como o campeão da Fórmula 1 em 2013, segue dominando nas pistas. Neste domingo, em Austin, nos Estados Unidos, o piloto alemão de 26 anos liderou de ponta a ponta no Texas e venceu mais um Grande Prêmio.

Romain Grosjean foi o segundo colocado. Ele ultrapassou Mark Webber na largada e assim permaneceu até o fim. O australiano completou o pódio da prova. Já Felipe Massa ficou apenas na 12ª colocação, enquanto o espanhol Fernando Alonso ficou em quinto.

A corrida ainda registrou uma surpresa. O finlandês Valtteri Bottas, da Williams e futuro companheiro de Massa, marcou seus primeiros pontos na temporada ao cruzar a linha de chegada em oitavo.

Ano passado, Vettel também havia largado na pole na estreia do GP de Austin. Na ocasião, porém, Lewis Hamilton foi o vencedor da corrida.

Neste domingo, Vettel fez uma largada segura e se manteve na ponta. Quem não largou bem, como de costume, foi o australiano Mark Webber, que logo na primeira curva perdeu duas posições, sendo ultrapassado primeiro pelo francês Romain Grosjean e imediatamente depois pelo inglês Lewis Hamilton.

Felipe Massa, que partiu da 13ª colocação, perdeu algumas posições na largada, mas recuperou rapidamente antes do safety car ser acionado na corrida. O motivo foi uma batida de Adrian Sutil, que tocou em Pastor Maldonado, rodou na pista e foi parar no muro. O piloto da Force India abandonou o GP.

Substituindo Kimi Raikkonen na Lotus, o finlandês Heikki Kovalainen foi quem mais perdeu posições na largada e deixou a oitava posição para a 12ª colocação. Na 12ª volta, Webber conseguiu recuperar uma posição na corrida e ultrapassou Hamilton.

Vettel liderou a corrida de ponta a ponta no Texas (Foto AFP)

Felipe Massa e Jenson Button travaram um duelo particular na pista ao longo da corrida. Em dado momento, Ferrari e McLaren batalhavam em duas vertentes, com Fernando Alonso também sendo atacado por Sergio Pérez, companheiro de Button.

Um dos momentos mais interessantes da prova foi a bela ultrapassagem por fora de Fernando Alonso sobre Gutierrez, na 28ª volta. Enquanto isso, Massa era o 15º. Mais a frente, o mexicano sofreria nova bela ultrapassagem, desta vez operada por Valtteri Bottas, da Williams.

Já Vettel foi ampliando sua vantagem na ponta de pouco a pouco. Grosjean chegou a liderar quando o alemão foi ao pit, mas retomou a segunda colocação com a ida ao boxe.

Na volta 54, ele praticou a volta mais veloz, com 1m39s856. O alemão caminhou de forma tranquila até o fim da corrida para vencer mais uma vez. O piloto da Red Bull cruzando a linha de chegada em primeiro já virou rotina na F-1.

Confira a classificação final do Grande Prêmio de Austin (EUA)

01) Sebastian Vettel (Red Bull)
02) Romain Grosjean (Lotus)
03) Mark Webber (Red Bull)
04) Lewis Hamilton (Mercedes)
05) Fernando Alonso (Ferrari)
06) Nico Hülkenberg (Sauber)
07) Sergio Pérez (McLaren)
08) Valtteri Bottas (Williams)
09) Nico Rosberg (Mercedes)
10) Jenson Button (McLaren)
11) Dabiel Ricciardo (Toro Rosso)
12) Felipe Massa (Ferrari)
13) Esteban Gutiérrez (Sauber)
14) Heikki Kovalainen (Lotus)
15) Paul Di Resta (Force India)
16) J.E. Vergne (Toro Rosso)
17) Pastor Maldonado (Williams)
18) Jules Bianchi(Marussia)
19) Van der Garde (Caterham)
20) Charles Pic (Caterham)
21) Max Chilton (Marussia)
22) Adrian Sutil (Force India) - abandonou