icons.title signature.placeholder Fellipe Lucena e Thiago Ferri
04/04/2014
09:35

O Brasileirão começou mais cedo para o Palmeiras. A comissão técnica gostaria de estar preparando o time para a final do Paulista, mas a queda diante do Ituano e o longo período de folga na Copa do Brasil fizeram com que o planejamento para a competição nacional fosse antecipado.

Nesta sexta, a comissão técnica se reunirá para definir o cronograma nesta fase sem jogos. Serão 16 dias só de treinos, e já há o que festejar: os nove jogadores que neste momento estão vetados por questões fisicas serão liberados para o jogo de 20 de abril, contra o Criciúma, no estádio Heriberto Hulse.

Essa é a expectativa do departamento médico. O volante França, o lateral-direito Bruno Oliveira e o atacante Diogo já estavam em recondicionamento físico, sendo que os dois últimos, que vêm sofrendo com constantes lesões, terão mais tempo para ficarem em totais condições.

Entre os lesionados, não há nenhum que cause grande preocupação: Fernando Prass, Wendel, Juninho, Wesley, Valdivia e Alan Kardec devem estar livres para atividades com o grupo na semana que vem.

O período sem jogos será importante também para dar mais ritmo ao zagueiro Victorino. Ele está liberado pelos médicos após lesionar a panturrilha direita e ficou no banco contra o Vilhena, quarta-feira, mas ainda não estreou e hoje completa 558 dias sem atuar profissionalmente. Na pré-temporada forçada, ele será visto em novos jogos-treinos.

Se tudo correr como planejado, o Verdão terá força máxima para arrancar nas nove rodadas do Nacional antes da parada para a Copa do Mundo. Kleina admite que o nível de dificuldade será bem maior, mas repetir o ótimo início do Paulistão (sete vitórias e dois empates nos primeiros nove jogos) seria um feito muito comemorado.

Além de certamente garantir uma boa condição na tabela de classificação, uma série como esta daria mais tranquilidade para o treinador trabalhar durante o recesso. Um início ruim aumentaria a pressão da torcida sobre ele, que por enquanto está respaldado por Nobre.

Mas o técnico também cobra os dirigentes: quer urgência na contratação de um lateral-direito e de um centroavante para a reserva Kardec. As partes vão se reunir para definir prioridades e analisar o elenco. Vários atletas devem ser emprestados.

QUEM FICARÁ 100% NO BRASILEIRO:

Fernando Prass
Entorse no tornozelo direito. Foi desfalque na quarta, mas não tem lesão grave.

Valdivia
Situação idêntica à de Prass. Está um pouco mais perto de voltar aos treinos.

Wendel
Fora de quatro jogos por uma lesão na coxa direita. Voltou a correr no campo ontem.

Juninho
Sentiu a coxa esquerda contra o Ituano. Problema também não é grave.

Wesley
Levou uma pancada na bacia contra o Ituano e ficou dolorido. Só trauma.

Alan Kardec
Também está com um trauma, mas na coxa esquerda. Fase final de recuperação.

Bruno César
Sentiu a coxa esquerda nos últimos dois jogos, mas não preocupa os médicos.

França
Panturrilha esquerda o tirou de quatro jogos. Recuperou-se e busca a forma física.

Bruno Oliveira
Lesões nas coxas só o permitiram jogar uma vez no ano. Está em recondicionamento.

Diogo
Sofre com lesões, a última na coxa direita. Recuperado, trabalha para voltar 100%.