icons.title signature.placeholder LANCEPRESS!
26/11/2013
16:06

Segunda-feira, 25 de novembro de 2013. Fim da manhã. Após ficar sabendo via redes sociais que estava ocorrendo um atraso na retirada dos ingressos para a final da Copa do Brasil, entre Flamengo e Atlético-PR, a reportagem do LANCE! vai a um dos pontos de troca, a loja Espaço Rubro-Negro, na Rua da Quitanda, 87, Centro do Rio, apurar os motivos do transtorno.

Ao tirar foto da fila formada em frente ao estabelecimento, a equipe de reportagem entra na loja para registrar a operação que estava sendo feita. Atrás da impressora de bilhetes, chama a atenção o escudo rubro-negro na loja, com uma faixa em alusão ao tricampeonato da Copa do Brasil. Ao perceber o fato, o LANCE!Net publica a matéria de que uma loja oficial do Flamengo estava exibindo a faixa da conquista do tricampeonato da Copa do Brasil às 16h33 de segunda-feira.

No fim da tarde, começam a surgir nas redes sociais suposições de que se trataria de uma montagem feita pelo site. A loja divulga em seu perfil no Facebook, por volta de 18h30, que a faixa original é outra, tratando-se da conquista do tricampeonato da Copa do Brasil de Fut7. O departamento de comunicação do clube entra em contato com a reportagem, às 20h04, para saber a veracidade da imagem do veículo de comunicação. Ao saber que a foto foi tirada por um repórter, não há mais questionamento sobre o caso.

Ao ver a dimensão da acusação, o editor responsável pela cobertura do Núcleo Flamengo liga para o departamento de comunicação do clube, às 20h35, cobrando uma retratação da loja. Em seguida, o proprietário da loja, Marcelo Plaisant, liga para o repórter autor da reportagem para explicar que em nenhum momento quis insinuar que se tratava de uma manipulação da imagem feita pelo LANCE!, mas sim, que algum torcedor, não funcionário da empresa, colocara os escudos do Flamengo em cima do local onde estava escrito "Fut7". Atestando a veracidade da imagem. A matéria sobre a versão dele vai ao ar às 21h13.

 Na primeira postagem, loja disse que manipularam a faixa

 Na segunda, agradece ao Diário pelo esclarecimento

Mesmo após a empresa se retratar no mesmo perfil no Facebook, elogiando a transparência da Diário em elucidar o caso, às 21h41, continuam surgindo em blogs e redes sociais de torcedores rubro-negros versões de que o LANCE! estaria querendo plantar crise no clube.

Diante desta cronologia citada acima, o LANCE! reitera o compromisso com a verdade e, acima de tudo, com o leitor, sendo incapaz de cometer tamanha desonestidade, a ponto de manipular uma imagem. Uma empresa que é referência no mercado de jornalismo esportivo, com mais de 16 anos de história, não poderia se prestar a um papel lamentável deste tipo. Esperamos que o incidente esteja esclarecido. Todo material já foi coletado e encaminhado para o departamento jurídico, que está estudando as medidas cabíveis a serem adotadas.