icons.title signature.placeholder Bruno Andrade
30/04/2014
08:30

O Corinthian-Casuals sonha fazer uma nova turnê no Brasil em julho de 2014. O clube inglês que deu origem ao Corinthians em 1910 vai lançar a campanha “Vai, Corinthians”, que busca arrecadar dinheiro entre os torcedores ingleses e, principalmente, brasileiros.

Por meio do Catarse, site de financiamento coletivo, o Corinthian-Casuals quer viabilizar vendas de produtos, doações e parcerias comerciais. O clube precisa de R$ 300 mil (voos, hospedagem e alimentação) para fechar a excursão. Apesar da boa relação com a diretoria do Timão, os ingleses não querem ajuda financeira do “irmão famoso”.

A última viagem do Corinthian-Casuals ao Brasil aconteceu em 2001. Na ocasião, os jogadores fizeram um amistoso diante do time sub-21 do Corinthians no Parque São Jorge e, dias depois, acompanharam o Timão sagrar-se campeão paulista diante do Botafogo no Morumbi.

Chris Watney, diretor de comunicação e ainda jogador nas horas vagas, era um dos integrantes do elenco do Corinthian-Casuals em 2001.

– Testemunhei a paixão e o amor dos torcedores do Corinthians em 2001. Estou desesperado para trazer o Corinthian-Casuals de volta ao Brasil – afirmou Watney, que também trabalha como produtor do filme sobre relação entre Corinthian-Casuals e Corinthians (Vai Corinthians – O Filme), em entrevista ao LANCE!Net.

O maior desejo dos ingleses é fazer um amistoso contra o Timão na Arena Corinthians. O ex-presidente corintiano Andrés Sanchez, aliás, gostaria que Corinthians x Corinthian-Casuals fosse o jogo de inauguração do estádio. Mas o projeto não vingou. Ainda assim, o clube inglês quer voltar ao Brasil para tentar tirar a partida do papel e também organizar eventos promocionais e até mesmo jogos festivos contra torcedores.

A turnê de 2014 é um “projeto centenário” que visa a homenagear os jogadores do Corinthian mortos durante a Primeira Guerra Mundial. Em 1914, o time que antecedeu o Corinthian-Casuals veio ao Brasil pela terceira vez para uma série de amistosos. Mas, com o início da guerra na Europa, os atletas voltaram às pressas para Inglaterra, sem nem sequer terem jogado uma única partida. Alguns deles morreram nos campos de batalha.

Corinthian-Casuals e Corinthians - História

1965
Depois de um amistoso com o Arsenal em Londres (derrota por 2 a 0), o Timão foi presenteado pelo Corinthian-Casuals com uma salva de prata.

1983
Dois membros do Corinthians foram convidados a participar do jantar do centenário do Corinthian, que se uniu ao Casuals em 1939.

1988
Em 5 de junho, veteranos do Timão enfrentaram o Corinthian-Casuals em amistoso no Pacaembu. Sócrates fez o gol do jogo, e atuou 15 minutos com a camisa rosa e grená do time inglês.

2001
Corinthian-Casuals jogou um amistoso contra o time sub-21. Foi a última visita dos inspiradores do Alvinegro ao país.