icons.title signature.placeholder LANCEPRESS!
04/02/2015
18:01

O Real Madrid resolveu inscrever o norueguês Odegaard, de apenas 16 anos, na Liga dos Campeões. Se o garoto entrar na partida contra o Schalke 04 no próximo dia 18 de fevereiro, em Gelsenkirchen, será o mais jovem a ter disputado uma partida da competição. Confira abaixo os debutantes mais novos até no torneio, em seu novo formato, estabelecido em 1992.

O mais jovem até hoje é o niegeriano Céléstine Babayaro. Antes de jogar pelo Chelsea durante oito anos, profissionalizou-se no Anderlecht, e com 16 anos e 87 dias (13 a mais do que Odegaard terá no dia do jogo na Alemanha), jogou na fase de grupos da Liga dos Campeões no empate em 1 a 1 contra o Steaua Bucareste em 1994. Porém, a estreia não foi das mais marcantes, já que ele foi expulso.

Se o Real Madrid tem o jogador que pode quebrar a marca de Babayaro, o Barcelona tem o segundo da lista. Mas não pelo clube catalão. O croata Alen Halilovic, hoje com 18 anos, fez sua estreia na competição na derrota do Dínamo de Zagreb contra o Paris Saint-Germain em 2012, com 16 anos e 128 dias.

Promessa do Dínamo de Zagreb, Halilovic foi contratado pelo Barcelona (Foto: AFP)

O Anderlecht, além de ter o líder dessa lista, tem também o terceiro colocado, com 16 anos e 148 dias. Youri Tielemans, hoje com 17 anos, fez sua primeira partida pelo clube no torneio contra o Olympiacos. Mas assim como Babayaro, as recordações não são das melhores, já que os belgas perderam em casa por 3 a 0. O jovem volante é visto como uma das grandes promessas do país, e é normalmente comparado a Witsel, titular da seleção.

O próximo da lista é o grego Charis Mavrias, hoje com 20 anos, jogou os últimos 12 minutos do empate em 0 a 0 de 2010 contra o Rubin Kazan. Na partida contra os russos, o meia tinha 16 anos e 242 dias.

Para fechar, um italiano, visto até hoje como uma das maiores promessas do país. O meia Bryan Cristante, contratado no ano passado pelo Benfica, estreou na Liga dos Campeões com 16 anos e 279 dias com a camisa do Milan. Comparado ao argentino Redondo, o jovem não tem boas lembranças do dia. O já classificado Rossonero vencia o Viktoria Plzen, mas os tchecos conseguiram o empate com dois gols após a entrada do jovem.

O mais jovem jogador a marcar um gol pela Liga dos Campeões é Peter Ofori-Quaye. Com apenas 17 anos e 195 dias, o ganês fez o gol de honra na derrota do Olympiacos contra o Rosenborg, na edição de 1997/98 da Champions.