icons.title signature.placeholder Lucas Faraldo Knopf
13/07/2014
16:36

Desde a parada do futebol nacional para a realização da Copa do Mundo, o Corinthians disputou, entre jogos-treinos e amistosos, quatro partidas. Contra São Bernardo, Uberaba, "Timãozinho" sub-17 e Audax, Mano Menezes pode testar seus jogadores e entrosar reforços, bem como "ousar" com um novo esquema tático. Ao todo, 27 atletas foram utilizados pelo treinador alvinegro.

A quatro dias do jogo contra o Internacional, válido pela décima rodada do Campeonato Brasileiro e disputado na Arena Corinthians, o LANCE!Net preparou uma lista com avaliações de cada jogador testado por Mano neste último mês de treino. Saiba, abaixo, o saldo de cada atleta após a "pré-temporada" do Timão. 

GOLEIROS

Cássio: Recuperado de lesão no joelho esquerdo, está totalmente apto a jogar. Segue titular absoluto.

Walter: Reserva imediato de Cássio, continua conquistando confiança de Mano. Após cirurgia no abdômen, deve ficar ainda duas semanas afastado dos gramados.

Danilo Fernandes: Ganhou ainda mais moral após a negociação de Júlio César com o Náutico. Mas pecou no jogo-treino contra o Audax.

LATERAIS

Fábio Santos: Ainda que cometa seus erros (principalmente em termos defensivos), é homem de confiança de Mano. Após sofrer com dores musculares, está recuperado e apto a jogar.

Fagner: Passou por rápido tratamento para curar um trauma no pé direito, mas já está à disposição do treinador. Cresceu nos quesitos raça e entrega. Segue titular absoluto.

Ferrugem: Com atuações irregulares, ainda não convenceu. Fez brilhante jogo-treino contra o São Bernardo. Contra o Audax, falhou em lances cruciais.

Uendel: Seguro, não mostra incômodo com a condição de reserva. É um bom substituto para a lateral esquerda caso Fábio Santos não possa jogar.

ZAGUEIROS

Gil: "Monstruoso" na zaga, é titular absoluto do Corinthians. Diretoria deve renovar seu contrato com o clube nos próximos dias.

Cleber: "Limpou" as manchas deixadas com erros no primeiro semestre. A contratação de Anderson Martins parece ter feito bem ao beque alvinegro.

Felipe: Mostrou vontade de, ao menos, seguir no elenco alvinegro. Marcou dois gols contra o São Bernardo, mas teve atuações discretas nos demais jogos-treinos.

Anderson Martins: Sofrendo com o novo ritmo de treinos, ainda não de adaptou muito bem ao Corinthians. Precisa de mais tempo para ser cogitado entre os titulares.

Pedro Henrique: Muito jovem, não conseguiu chamar a atenção. Precisa ser trabalhado pela comissão técnica.

VOLANTES

Ralf: Recuperou a "pegada" dos anos anteriores. Após um fraco primeiro semestre, voltou a se destacar pelos desarmes. Cresceu no quesito finalização;

Elias: Teve início tímido na "pré-temporada", mas aos poucos foi se soltando. Marcou um golaço contra o Uberaba e hoje é imprescindível no meio de campo alvinegro.

Bruno Henrique: Perdeu vaga de titular para Elias, mas segue muito bem nos treinos. Com boas subidas ao ataque e precisos desarmes, briga por um espaço no time.

Guilherme: Já em clima de despedida, não realizou grandes jogos-treinos. Acabou afastado gradativamente e hoje está "encostado" no CT Joaquim Grava fechando contratação com a Udinese, da Itália.

Guilherme Andrade: Ganhando cada vez mais chances nas mãos de Mano, ainda que entre os reservas, vai melhorando seu desempenho. Deve ser mantido no elenco.

Guilherme Arana: Com apenas 17 anos, ainda é muito jovem para "encarar" os titulares em uma briga por posição.

MEIAS

Petros: Conquistou de uma vez por todas a confiança de Mano e hoje é titular absoluto no meio de campo alvinegro. Não é ameaçado por Lodeiro. 

Jadson: Manteve a qualidade dos passes e a frequência de assistências. Chutando mais vezes de fora da área, precisa aperfeiçoar as finalizações.

Renato Augusto: Um dos melhores atletas neste último mês, está recuperado de quaisquer lesões que já o atordoaram. Promete brigar por um espaço entre os titulares.

Danilo: Apesar da idade já um tanto quanto avançada, segue brilhante com a bola nos pés. Um reserva de luxo para Mano no segundo semestre.

ATACANTES

Luciano: Reserva no fim do primeiro semestre, conquistou a vaga de titular nesta "pré-temporada". Ainda assim, não tem atuações regulares e deve voltar ao banco de reservas para dar lugar a Romero ou Romarinho.

Guerrero: Um dos principais goleadores da equipe nas últimas semanas, não somente joga "isolado" na grande área como também se movimenta bastante pelas pontas.

Romarinho: Perdeu uma semana de treino devido a um trauma no pé direito. Recuperado, ainda tenta provar para Mano que tem condições de voltar a ser titular.

Romero: Visivelmente melhor do que em seus primeiros dias de Corinthians, o paraguaio já se solta e mostra muita força de vontade nos treinos. Se melhorar nas finalizações, deve conquistar a Fiel em breve.

Malcom: Com certeza, é a melhor reveleção da base corintiana na atual temporada. Ainda assim, precisa de mais experiência para "encarar" de igual para igual os titulares.