icons.title signature.placeholder LANCEPRESS!
30/04/2014
19:00

O Estádio da Luz, em Lisboa, terá uma noite madrilenha no próximo dia 24 de maio. Atlético de Madrid e Real Madrid, o clássico da capital espanhola, decidirá desta vez a Liga dos Campeões. Será a primeira vez que duas equipes da mesma cidade irão decidir o principal torneio de clubes da Europa. O LANCE!Net apontou cinco motivos que podem colocar Real ou Atleti como favoritos ao título, veja quais são:

Real Madrid:

- Recordista Cristiano Ronaldo

Consagrado em janeiro com o prêmio de Melhor Jogador do Mundo pela Fifa, referente a 2013, o atacante português está em excelente fase. Artilheiro da Liga dos Campeões, Cristiano Ronaldo é agora o dono da marca histórica em uma edição do torneio com 16 gols. No Campeonato Espanhol ele também é o artilheiro, com 30 gols.

- Time com mais média de posse de bola entre os finalistas

Posse de bola com eficiência, diga-se de passagem. Pois o Real Madrid é a equipe mais ofensiva da competição. Não chega a alcançar o mesmo patamar de Barcelona e Bayern de Munique, mas apresenta nesta temporada resultados melhores que os de seus rivais. Os alemães, por exemplo, foram dominados pelos merengues nas semifinais.

- Time que mais finaliza ao gol nesta Liga dos Campeões

Os números que comprovam a forma objetiva de jogar da equipe de Carlo Ancelotti é o número de finalizações. O Real Madrid é o time que mais chutou a gol nesta Liga dos Campões: 143 vezes. Destes, 67 foram na direção do gol.

- Melhor ataque da competição

Chegar mais vezes ao ataque significa, logicamente, mais gols. Pois o Real Madrid é o time com mais gols na atual Liga dos Campeões: 37 gols. Isso representa 25,9% de eficácia nos arremates.

- Maior número de vitórias na competição

Para completar a consequência dos gols marcados, o Real Madrid é a equipe com mais vitórias na atual Liga dos Campeões. Os merengues venceram 10, dos 12 jogos que disputaram até chegarem à final.

Atlético de Madrid

- Possui artilheiro em grande fase

Se o Real Madrid tem Cristiano Ronaldo, o torcedor do Atlético de Madrid pode bater no peito e dizer que conta em seu ataque com Diego Costa. Jogando em uma equipe menos badalada, o atacante hispano-brasileiro já fez 35 gols em 48 jogos. Só no Campeonato Espanhol foram 27, apenas três a menos que Cristiano Ronaldo.

- Treinador que encarna o sentimento da torcida

Quando era jogador, Diego Simeone conquistou o título espanhol da temporada 1995/96 pelo Atlético de Madrid. Já como treinador, o argentino conquistou uma Copa do Rei, uma Liga Europa e uma Supercopa Europeia. Fatos que identificam a imagem do treinador com a torcida.

- É o único invicto da Liga dos Campeões

O Atlético de Madrid é a única equipe que ainda não perdeu na atual edição da Liga dos Campeões. O time de Simeone venceu nove jogos e empatou três, dos 12 jogos que fez.

- Melhor defesa da competição

Se o Chelsea de José Mourinho ficou consagrado pelo "ônibus" na frente da área, o que dizer do Atlético de Madrid? O técnico Diego Simeone comanda uma equipe que tem a melhor defesa da Europa, são apenas cinco tentos sofridos nesta temporada da Champions.

- Levou vantagem nas últimas finais contra o Real

O retrospecto do Atlético de Madrid é muito bom contra o Real Madrid em decisões. Nas quatro vezes que disputou a final da Copa do Rei contra o seu maior rival, o Atleti venceu três: 1960, 1992 e 2013. O Real Madrid venceu apenas em 1975.

E MAIS:
> Depois de 40 anos o Atlético de Madrid está na final da Liga dos Campeões
> Após show do Real Madrid, relembre goleadas históricas da Champions