icons.title signature.placeholder RADAR/LANCEPRESS!
28/11/2014
13:11

O Campeonato Brasileiro chega na sua penúltima rodada com o Cruzeiro já campeão e garantido na Libertadores, assim como o São Paulo, e o Criciúma já rebaixado. Porém, a competição ainda promete bastante emoção na briga contra o descenso e por uma vaga na competição continental do ano que vem. Confira as chances de cada clube de acordo com o site Infobola, do matemático Tristão Garcia.

Botafogo

Penúltimo colocado do Brasileiro, com apenas 33 pontos, o Botafogo tem 99% de chances de cair. O Alvinegro depende de um milagre para continuar na Série A, precisando vencer Santos e Atlético-MG e ainda torcer por uma combinação de resultados. Segundo Tristão Garcia, se não tivesse que arredondar, o risco de queda do Glorioso seria de 99,5%.

Bahia

Uma posição acima do Botafogo, com 34 pontos, o Bahia também está muito próximo da Série B do Brasileiro. O clube baiano tem 99% de ser rebaixado no Brasileiro. A equipe precisa vencer o Grêmio (em casa) e o Coritiba (fora) e ainda torcer por uma combinação de resultados.

Vitória

Primeiro time da zona de descenso, o Vitória tem 38 pontos e está com 64% de chances de ser rebaixado. O Leão encara o Flamengo, na Arena Amazônia, e o Santos, no Barradão.

Palmeiras

O Palmeiras está uma posição acima do Vitória, com apenas um ponto a mais, e briga contra o time baiano pela 'última' vaga do Z-4. O Verdão terá pela frente uma pedreira na próxima rodada: o Inter, no Beira-Rio. Na última rodada, o time paulista recebe o Atlético-PR em São Paulo. O que pesa a favor do Palmeiras é o fato de que no caso de um empate em pontos leva a melhor nos critérios de desempate.

Coritiba

Quem deu uma boa respirada foi o Coritiba. O risco que o time paranaense tinha diminuiu com os quatro pontos que obteve em cima de dois rivais diretos (empatou com o Vitória e venceu o Palmeiras) e deixam o time com chances de queda de apenas 9%.

Chapecoense

A Chapecoense, que conseguiu seis pontos nas duas últimas rodadas, sendo que três deles diante de um adversário direto, o Botafogo, praticamente está a salvo com um pequeno risco de 1%. 

Corinthians

Brigando na parte de cima da tabela, o Corinthians está praticamente garantido na Libertadores do ano que vem. O Timão está com 99% de chances e precisa apenas de um empate ou um tropeço do Grêmio para carimbar a classificação. O time paulista pega o Fluminense fora de casa e fecha o campeonato contra o Criciúma na Arena Corinthians.

Internacional

O Internacional é outro clube que está muito perto da Libertadores de 2015, com 90% de chances. Basta o Colorado vencer o Palmeiras neste sábado, no Beira-Rio, que já garante a vaga para a competição continental do ano que vem. Em caso de tropeço, o Colorado ainda terá a partida contra o Figueirense, na última rodada, em Santa Catarina.

Em sexto lugar, com 60 pontos, e em sétimo, com 58 pontos, Grêmio e Fluminense ainda têm chances remotas de ir para a Libertadores: 9% e 2%, respectivamente.