icons.title signature.placeholder LANCEPRESS!
31/03/2014
10:03

O Vasco pode ser o primeiro time carioca a ser campeão do Estadual em um ano que não está na elite do futebol brasileiro. Desde 1971, quando o Campeonato Brasileiro assumiu este nome, as equipes cariocas que já foram rebaixadas não conseguiram levantar o troféu do Rio de Janeiro no ano seguinte ao descenso.

A final será entre Vasco e Flamengo, disputada em dois jogos. A última vez que os times se encararam em uma final do Estadual foi em 2004, justamente último ano em que a equipe de São Januário chegou à decisão.


E MAIS
- Everton Costa: 'Demonstramos que o grupo é que faz a força'

O Fluminense esteve longe da Série A por dois anos consecutivos, em 1998 e 1999, quando disputou as séries B e C do Campeonato Brasileiro, respectivamente. Nestes anos, a equipe tricolor ficou em quarto na colocação geral do Carioca. Os campeões foram Vasco e Flamengo, nesta ordem.

Edmilson marca e Vasco volta a ser finalista do Carioca

Depois, quem viveu tal experiência foi o Botafogo, após campanha ruim no Brasileiro de 2002. Em 2003, com a equipe se reestruturando, o time alvinegro ficou apenas na quinta colocação da primeira fase do Carioca, ficando atrás, inclusive, do Americano, que ficou em terceiro.

O último a viver esta situação foi o próprio Vasco. Após o rebaixamento em 2008, o Cruz-Maltino praticamente montou um novo elenco. Ainda no Estadual, o time chegou a ter um problema com perda de pontos por ter escalado o meia Jéferson de maneira irregular. O time de São Januário ficou com a terceira colocação geral.

O Vasco não vence o Estadual desde 2003, quando bateu o Fluminense na final.

Veja a tabela abaixo:

 

Ano Clube Brasileiro Carioca Campeão carioca
1998 Fluminense Série B Quarto lugar Vasco
1999 Fluminense Série C Quarto lugar Flamengo
2003 Botafogo Série B Quinto lugar Vasco
2009 Vasco Série B Terceiro lugar Flamengo