icons.title signature.placeholder João Pires
12/04/2014
07:00

O pivô Anderson Varejão não será desfalque da Seleção Brasileira de Basquete, que disputará este ano a Copa do Mundo, entre 30 de agosto e 14 de setembro, na Espanha. O jogador do Cleveland Cavaliers confirmou nesta sexta-feira que pretende representar o país.

No ano passado, Varejão, de 31 anos, pediu dispensa da equipe nacional pois ainda se recuperava de uma embolia pulmonar. Sem o pivô, o Brasil foi eliminado na primeira fase da Copa América, sem vencer nenhum jogo, e só jogará o Mundial porque recebeu convite da Federação Internacional (Fiba).

— Estarei à disposição da Seleção Brasileira, como sempre. Quero muito jogar. Vou conversar com o Rubén Magnano (técnico da Seleção) sobre como vai ser esse ano com a equipe. Mas eu estou dentro e muito animado, lógico - disse Varejão, que se reunirá ainda neste sábado com Magnano, nos Estados Unidos.

O pivô de 2,11m sofreu uma pequena lesão no ombro recentemente, mas já retornou às quadras na NBA. Entretanto, o Cleveland não tem mais chances de se classificar aos playoffs e Varejão ganhará mais tempo para se preparar para os jogos da Seleção, que vai iniciar os treinamentos no dia 20 de julho, e se diz preparado para conciliar os compromissos da NBA com a equipe brasileira.

— Infelizmente ficamos fora dos playoffs, mas faz parte. Agora começa a Seleção Brasileira. Já estou acostumado, já venho há anos fazendo isso (conciliar Seleção com a NBA). Tive problemas de lesão este ano, mas foi coisa rápida, estou preparado para a maratona — disse Varejão, que já não vai aos playoffs da NBA com o Cavaliers desde 2010.

O primeiro compromisso da Seleção este ano será o Torneio Internacional Bradesco, entre 31 de julho e 2 de agosto, no Rio de Janeiro. Argentina e Angola estarão nesta disputa.

Depois, o Brasil jogará um torneio em Buenos Aires (ARG), um amistoso contra os Estados Unidos, em Chicago (EUA), e outro torneio na Eslovênia. A Seleção viaja para o Mundial no dia 24 de agosto.

Anderson Varejão pela Seleção Brasileira em 2009 (Foto: Alexandre Vidal)

Mas Varejão tem ainda outros motivos para comemorar. No ano em que completa dez anos na NBA, o pivô terá a oportunidade de disputar pela primeira vez um jogo oficial da liga em seu país. Isso porque no dia 11 de outubro, o Cleveland Cavaliers enfrentará o Miami Heat, pela pré-temporada, na HSBC Arena, no Rio:

— Jogar pela NBA no Brasil é um sonho. Desde moleque, eu acompanhava basquete e imaginava comigo mesmo: "Quem sabe um dia a NBA vem ao Brasil". Será um momento único na minha carreira, com minha família e os fãs presentes no Rio.

Varejão tem contrato com o Cavaliers até 2015, mas a franquia pode optar por dispensar o pivô em julho deste ano. Existe uma cláusula no contrato que permite ao Cavs interromper o acordo já ao final desta temporada.

Se isso acontecer, o capixaba será agente livre e terá a disponibilidade de assinar com qualquer outra equipe. Mas ele mesmo admite que é pouco provável que isso aconteça.

— Eu ainda tenho mais um ano de contrato, estou vivendo esse momento agora (oportunidade de jogar no Brasil pela NBA) e provavelmente estarei aqui para a pré-temporada. Seria muito difícil algo acontecer antes do jogo no Brasil — concluiu o brasileiro.

Programação da Seleção Brasileira

20 de julho – Apresentação e início dos treinamentos

31 de julho a 2 de agosto – Torneio Internacional Bradesco
Local: Maracanãzinho (Rio de Janeiro)
Dia 31/7 (20h) – Brasil x Angola
Dia 01/8 (14h) – Angola x Argentina
Dia 02/8 (10h) – Brasil x Argentina

9 a 11 de agosto – Torneio Internacional de Buenos Aires
Dia 09/8 – Argentina x Brasil
Dia 10/8 – Brasil x México
Dia 11/8 – Argentina x México

Amistoso Internacional
Dia 16/8 – Estados Unidos x Brasil em Chicago

21 a 23 de agosto – Torneio Internacional na Eslovênia
Dia 21/8 – Brasil x Lituânia e Eslovênia x Irã
Dia 22/8 – Irã x Lituânia e Brasil x Eslovênia
Dia 23/8 – Irã x Brasil e Eslovênia x Lituânia

24/08 – Viagem para Granada (Espanha)

25 ou 26/8 – Amistoso contra um rival a definir