icons.title signature.placeholder LANCEPRESS!
08/11/2013
12:44

A possibilidade de um clube brasileiro conquistar a Copa Sul-Americana neste ano fará mobilizar o exército dos secadores de plantão. Caso Ponte Preta ou São Paulo, que se enfrentam em uma das semifinais do torneio, conquiste o título, estará classificado para a Libertadores de 2014, eliminando assim uma das vagas destinadas à competição pelo Campeonato Brasileiro. Ou seja, o tal G4 viraria G3.

No cenário atual, são os torcedores de Botafogo, Goiás e Grêmio aqueles que mais torcerão contra as equipes brasileiras. A fé dessa galera estará depositada no paraguaio Libertad ou no argentino Lanús, que jogam a outra semifinal da Sul-Americana. Caso um destes conquiste o torneio continental, o G4 no Brasileirão é mantido.

Segundo números do matemático Tristão Garcia, os gremistas possuem 72% de chances de garantir a vaga na Libertadores via Campeonato Brasileiro. O Botafogo tem 69% e o Goiás 53%.

E MAIS:
>Ponte bate o Vélez e está na semifinal da Sul-Americana
>Mesmo com derrota, Libertad avança às semifinais
>FOTOS: A classificação histórica da Ponte Preta na Argentina

No entanto, há também uma situação onde até mesmo com um título brasileiro na Sul-Americana o G4 será preservado. Isso ocorre se o Atlético-PR conquistar a Copa do Brasil sobre o Flamengo. O rubro-negro do Paraná é outro clube que ganhará torcida extra neste fim de ano.

A explicação é que como ocupa a terceira posição no Campeonato Brasileiro, o Atlético-PR (que hoje possui 88% de chances de ir à Libertadores pelo Nacional) abriria uma vaga em caso de título da Copa do Brasil.

Só que o G4 ainda pode virar G5. Este cenário só ocorrerá em caso de título do Atlético-PR na Copa do Brasil, com Lanús ou Libertad conquistando a Copa Sul-Americana. Assim, a vaga restante no Campeonato Brasileiro passaria ao quinto colocado. Neste ponto até mesmo o torcedor do Vitória (que está com 10% de chances de ir à Libertadores) passaria a acreditar um pouco mais.

A última hipótese possível é a criação de um G6, com a última vaga para a Libertadores via Brasileirão indo parar com o sexto colocado. Para isso, o Atlético-MG, atual campeão da Libertadores, deverá terminar entre os cinco primeiros da Série A, o Atlético-PR terá de conquistar a Copa do Brasil e o título da Sul-Americana ficar com Lanús ou Libertad.

Confira as combinações possíveis:

Copa Sul-Americana             Copa do Brasil          Brasileirão
Ponte Preta ou São Paulo      Flamengo                    G3
Ponte Preta ou São Paulo      Atlético-PR                  G4
Lanús ou Libertad                  Flamengo                   G4
Lanús ou Libertad                  Atlético-PR                  G5
Lanús ou Libertad                  Atlético-PR                  Atlético-MG entre os cinco primeiros (G6)