icons.title signature.placeholder LANCEPRESS!
28/03/2014
15:30

A Usina de Itaipu abriga nas suas proximidades projetos de incentivo à canoagem. Um destes é denominado Projeto Meninos do Lago, criado em 2009, e que concede a oportunidade aos jovens carentes de Foz do Iguaçu de ingressarem no esporte. O local utilizado é o Canal Itaipu, considerado atualmente como um dos 10 melhores locais do mundo para a prática da Canoagem Slalom.

O canal artificial conta com 430m de extensão, largura variável entre 8 e 25m, e profundidade média de 1,2m. O Canal Itaipu já sediou grandes eventos como o Campeonato Mundial de Canoagem Slalom em 2007, além de inúmeros outros eventos internacionais também no Rafting. Em agosto deste ano o local receberá o Campeonato Mundial de Rafting R4.

O projeto foi fundado por iniciativa da Federação Paranaense de Canoagem (FEPACAN), com o apoio da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), e a parceria da Itaipu Binacional.

Alguns talentos já começam a surgir neste projeto. O melhor exemplo é Leornardo Curcel, que compete na categoria C1 Sênior. Ele está em primeiro lugar no ranking nacional e obteve, em 2013, a segunda colocação no Campeonato Sul-Americano, no Chile.

*Divulgação assessoria de imprensa