icons.title signature.placeholder LANCEPRESS!
12/12/2013
16:20

Alunos e professores dos cursos de Engenharia da Computação e Educação Física da Universidade Positivo, em Curitiba, criaram um software desenvolvido por classificadores funcionais e feito a partir da plataforma livre de desenvolvimento do Kinect, que é o sensor de movimento utilizado no videogame Xbox. A tecnologia foi lançada durante o Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade e Paracanoagem de 2013.

O sensor do avaliador dos atletas não apenas capta os movimentos, mas reconhece, marcando no corpo do atleta e mostrando na tela do computador os pontos pré-determinados habitualmente usados nas avaliações, enviando simultaneamente os dados para análise. Além disso, há um equipamento, um remo, que capta os movimentos da remada do paracanoísta em seis eixos ao redor do corpo, denominados de y, x, z, yaw, roll e pitch.

A classificadora funcional Maria de Fátima Fernandes Vara, professora de Educação Física da Universidade Positivo, explicou que a ideia surgiu de uma conversa com o outro professor da universidade, José Carlos da Cunha, do curso de Engenharia da Computação, sobre a necessidade de trazer novas tecnologias nas avaliações de paracanoístas.

Ela ainda explicou que algumas tecnologias apresentadas no Mundial de Canoegem Velocidade e Paracanoagem, em Duisburg (ALE), foi um estímulo:

- Isso nos instigou ainda mais a procurarmos o desenvolvimento de soluções de alta tecnologia que possam ser usadas por pessoas que não têm acesso aos laboratórios de ponta, métodos caros ou que demandam muito tempo.