icons.title signature.placeholder L! Universidade
10/06/2014
10:04

Apontado como um dos principais problemas do país, o transporte público preocupa para a Copa do Mundo e, segundo José Carlos de Oliveira, especialista em direito administrativo da Unesp em Franca, os problemas relacionados a ônibus, trem e metrô serão agravados durante o período e esse fato pode e deve afetar a imagem do Brasil mundialmente.

- É do conhecimento de toda população brasileira, principalmente dos políticos, a necessidade de ampliar e melhorar o sistema de transporte coletivo urbano. Essa necessidade de ampliar o transporte coletivo, de melhorar o transporte coletivo, já era sentida há muitas décadas no Brasil, espcialmente nos grandes centros - pontuou José Carlos, para em seguida falar do problema com o Mundial e a falta das obras prometidas.

- E com referência à questão da Copa do Mundo nós temos que lembrar que em 2007, quando o então Presidente da República esteve na Fifa, ele mesmo se empenhou, naquela ocasião, em promover todas as reformas necessárias com dinheiro público para esse grandioso evento que segundo ele era a paixão nacional do brasileiro. Mas nós temos que lembrar que já se passaram praticamente 8 anos e nada foi feito, ou praticamente nada foi feito - apontou o especialista.

Para piorar esse cenário, o metrô de São Paulo está em greve e recentemente, o sindicato dos metroviários revelou que o metrô de São Paulo tem uma falha grave a cada três dias. No ano passado foram registrados 113 incidentes notáveis, o que indica panes que demoram no mínimo 6 minutos para serem resolvidas e afetam diversas linhas.