icons.title signature.placeholder Eduardo Mendes, Maurício Oliveira e Thiago Salata
21/06/2014
07:30

David Luiz virou ídolo para muitos torcedores, já conheceu crianças com seu nome, viu covers... Mas nenhum dos fãs sabe ainda o que é gritar um gol do zagueiro com a camisa da Seleção Brasileira. O rei do carisma de Teresópolis é o único titular de Felipão que nunca deixou sua marca (os goleiros estão fora da conta).

David acumula 329 jogos em sua carreira como profissional. Já balançou a rede 20 vezes, por Vitória, Benfica (POR) e Chelsea (ING). Em 38 partidas com a camisa amarela, desde 2010, o zagueiro continua zerado. E confessa que está com vontade de gritar gol, para alegria dos torcedores que o admiram.

– Um zagueiro que está ali para defender e destruir ter oportunidade de balançar a rede é sempre algo especial, que ainda não tive o privilégio de fazer pela Seleção. Mas Deus está reservando o momento certo – afirmou o jogador.

David Luiz já viu estádios festejarem seus desarmes como gols em jogos da Seleção. Foi assim, principalmente, na final da Copa das Confederações do ano passado, quando ele salvou uma bola em cima da linha: o jogo, que acabou 3 a 0 contra a Espanha, estava 1 a 0. Na estreia, um novo corte contra um croata impressionou até Felipão.

– Nem sei como o David não estufou a rede contra – comentou Scolari, em bola cruzada pelo chão da Croácia no dia 12 de junho.

O zagueiro está louco para comemorar de outra maneira.

– Quando você prova a mesma comida todo dia enjoa. Provar outra às vezes é especial – brincou.

Com 33 gols em 51 jogos, Neymar é o maior artilheiro da Seleção entre os 20 atletas de linha convocados para a Copa do Mundo. Os reservas Henrique e Maxwell, que pouco jogaram, são os outros zerados do grupo: o zagueiro fez só cinco jogos, e o lateral jogou nove. Entre os titulares, quem mais se “aproxima” de David Luiz é o volante Luiz Gustavo, com só um gol.

Felipão tem cobrado melhor desempenho aéreo ofensivo em faltas laterais e escanteios. David é uma das armas. Na Copa do Mundo, o zagueiro finalizou duas vezes contra a Croácia e uma diante do México. Sem sucesso. Será que até o fim do Mundial tem gol com carisma?

A última vez foi em 2 de abril, pelo Chelsea (ING), justamente contra seu novo clube, o PSG (FRA).

CLUBES

Vitória
Foi onde David começou a carreira, com dois gols em 55 partidas.

Benfica
Em Portugal, o zagueiro virou ídolo. Fez seis gols em 131 partidas.

Chelsea
Na Inglaterra, David Luiz jogou 143 vezes e balançou a rede em 12 oportunidades.

OS TITULARES

Daniel Alves
Lateral tem 2 gols em 77 jogos pela Seleção.

Thiago Silva
Zagueiro fez 2 gols em 48 jogos disputados.

David Luiz
Nunca fez gol em 38 partidas pelo Brasil.

Marcelo
Lateral tem quatro gols em 34 jogos.

Luiz Gustavo
Volante fez um gol em 21 partidas atá aqui.

Paulinho
Volante tem cinco gols em 28 jogos.

Oscar
Meia marcou dez vezes em 33 partidas.

Hulk
Atacante fez nove gols em 36 jogos.

Neymar
Atacante acumula 33 gols em 51 partidas.

Fred
Atacante fez 17 gols em 36 jogos.

Ramires
Volante fez quatro gols em 44 partidas.