icons.title signature.placeholder LANCEPRESS!
10/11/2013
15:36

Uma das tempestades mais fortes já registradas, o tufão Haiyan pode provocar o adiamento da assembleia do Conselho Olímpico da Ásia (OCA, em inglês), marcada para o fim do mês, na ilha de Boracay, localizada a cerca de 315 quilômetros de Manila, capital das Filipinas. A informação foi publicada pelo editor do site Around the Rings, Ed Hula, em sua conta no Twitter. Segundo informações de autoridades filipinas, o tufão de categoria 5, a maior possível, pode ter matado ao menos 10 mil pessoas na província de Leyte, na sexta-feira.

O OCA é a entidade responsável por gerir o desporto e as entidades esportivas asiáticas. Com 45 membros, sua sede está localizada na cidade do Kuwait. Em nivel continental, o OCA é responsável pelos Jogos Asiáticos, Jogos Asiáticos de Inverno, Jogos Asiáticos de Praia e Jogos Asiáticos da Juventude.

Embora autoridades em Leyte tenham estimado em mais de 10 mil mortos, o governo do país não confirma essa informação. A estimativa inicial da Cruz Vermelha no sábado era de pelo menos 1.200 vítimas fatais.

O tufão chegou em Leyte na sexta-feira, atravessando o país com ventos de 275 km/h. Segundo informações das autoridades locais, ele teria arrasado 80% da cidade de Tacloban. Testemunhas afirmam que muitas mortes foram provocadas por uma grande onda de água semelhante a um tsunami. Após passar pelas Filipinas, o Haiyan perdeu força ao seguir para o Mar do Sul da China rumo ao Vietnã.