icons.title signature.placeholder Craque do Futuro - Gustavo Xavier
05/04/2014
16:37

Marcado por ser o primeiro confronto entre as equipes em 2014, o 388° Clássico dos Maiorais tem um sabor diferente: a liderança do returno do Campeonato Paraibano está em jogo. Até o momento, o Treze é o terceiro colocado com 9 pontos e o Campinense é o líder temporário da 2° fase com 11 pontos, mas tem um jogo a mais que o rival. As equipes estão separadas na tabela pelo Sousa que tem 10 pontos e é o segundo colocado.

Desde 1955, 387 jogos foram disputados. O Treze leva a vantagem no número de vitórias. O Galo da Borborema tem 135 vitórias e a Raposa tem 101. No número de gols marcados o Treze também leva a melhor: 439 tentos marcados contra 379 do adversário. Já no número de títulos Paraibanos a Raposa é superior. São 19 taças levantadas contra 15 do seu arquirrival. Desses 19 títulos, 12 foram em cima do Galo.

No ano passado as equipes se enfrentaram quatro vezes. Nos dois primeiros jogos, válidos pelo 2° turno do estadual, foi uma vitória do Treze pelo placar de 4x0 e um empate por 0x0. As outras duas partidas valeram pelas semifinais do Paraibano. O primeiro jogo terminou 1x0 para o Galo, com gol do meia Sapé. O outro jogo foi vencido pela Raposa por 1x0 com gol de Selmir aos 43 minutos do segundo tempo, mas, pelo regulamento, o Treze obtinha a vantagem de dois resultados iguais já que foi o primeiro colocado no quadro geral do campeonato e avançou para as finais.

Mesmo antes de começar, o clássico deste domingo já agita os bastidores há quase uma semana. Inicialmente agendado pela Federação Paraibana de Futebol para o Estádio Amigão, o jogo foi transferido para o Estádio Presidente Vargas a pedido da diretoria trezena. A transferência irritou o presidente do Campinense, William Simões. Segundo William, o PV não tem condições de receber um jogo desta importância.

Para atender ao pedido da direção do Treze, o Ministério Público exigiu que apenas a torcida do time mandante possa comparecer no estádio. 300 homens da Polícia Militar trabalharão no clássico e 20 câmeras de segurança filmarão todas as partes do estádio. Também ficou decidido que os bares que ficam nas imediações do estádio devem fechar duas horas antes do início da partida.

O Clássico dos Maiorais está marcado para às 17h deste domingo e é válido pela sexta rodada do 2° turno do Campeonato Paraibano.