icons.title signature.placeholder LANCEPRESS!
24/03/2014
20:33

Três dos semifinalistas da Taça Santos Dumont , o primeiro turno da Série B do Rio, serão conhecidos nesta quarta-feira (a Portuguesa, líder do Grupo B com 14 pontos e que folga nesta rodada já está garantida), quando será disputada a última rodada da fase de classificação.

Neste turno os times do Grupo A enfrentam os do Grupo B e seis concorrentes ainda têm chances.

No Grupo A, o Olaria lidera com 19 pontos e tem a melhor campanha entre todos os 17 concorrentes. Mas ainda pode ser alcançado por Barra Mansa (17 pontos) e Sampaio Correa (16). No Grupo B, América (13 pontos), Americano e São João da Barra (11) lutam pela segunda vaga, sendo que o América ainda pode roubar o primeiro lugar da Portuguesa (os primeiros colocados levam a vantagem de jogar em casa o único duelo da semifinal).

Dos sete jogos, todos às 15h30min, dois envolvem candidatos à vaga: o América recebe o Olaria enquanto o São João da Barra, treinado por Andrade encara em seus domínios o Sampaio Correa.

Apesar da campanha mais modesta do que o adversário e só ter a garantia de classificação sem depender de outros resultados em caso de vitória, o América entra com status de favorito. Além de jogar no Giulitte Coutinho, o time engrenou após a chegada do treinador Gilson Nunes: foram quatro vitórias (uma delas WO diante do Quissamã). Já o Olaria vem de empate em casa diante do Americano e deve jogar de forma cautelosa, já que precisa apenas de mais um ponto para se qualificar. A presença da torcida também é visto como um fator importante e a diretoria do clube espera que pela primeira vez na temporada o time consiga colocar mais de mil torcedores no estádio. Os preços são de R$10,00 e R$5,00.

O Americano também vive momento de alta. Após quase sair da Rua Bariri com os três pontos (cedeu o empate ao Olaria no finzinho), o time campista tem um bom saldo de gols. Caso vença o Angra, um dos piores times da temporada, basta o América empatar que a segunda vaga do Grupo B será dele.

São João da Barra e Sampaio Correa fazem um duelo de franco-atiradores. O empate elimina os dois e quem vencer ainda precisará secar muito os rivais. No caso do São João da Barra, o América precisa ser derrotado e o Americano não pode vencer o seu jogo. Para o Sampaio, há a necessidade de uma destas duas situações: o Barra Mansa não vencer Queimados ou o Olaria ser goleado pelo América, para que a diferença no saldo a favor do time da Rua Bariri (11 a 4) seja anulada.

Por fim, o Barra Mansa joga fora de casa contra o Queimados, um rival que é inferior tecnicamente. A vitória poderá deixar o time em primeiro lugar no Grupo A.

Os demais jogos da rodada: São Gonçalo x Mangaratiba, Paduano x Quissamã e Barra da Tijuca x Tigres. Folgam na rodada Ceres, Portuguesa e Goytacaz.

CLASSIFICAÇÃO:

Grupo A

1º Olaria, 19 pontos;
2º Barra Mansa, 17;
3º Sampaio Correa e Ceres, 16;
5º Tigres e Mangaratibense, 10;
7º Angra dos Reis, 6;
8º Quissamã, 1.

Grupo B

1º Portuguesa, 15 pontos;
2º América 13;
3º Americano e São João da Barra, 11 pontos;
5º Goytacaz, 10;
6º Barra da Tijuca, 9 pontos;
7° Queimados, 7;
8º São Gonçalo, 4;
9º Paduano, 3.

Os dois primeiros de cada grupo jogam a semifinal da Taça Santos Dumont. O campeão se qulifica para o triangular final, que terá também o campeão da taça Crcovado (segundo turno) e o time com o maior número de pontos na soma dos dois turnos, excluindo os campeões. O trio jogará turno e retunro e os dois melhores colocados sobem para a elite do Rio em 2015, nas vagas dos rebaixados Audax e Duque de Caxias.