Três finais! Rodada do Brasileirão tem confrontos diretos contra o descenso

Gilbert Durinho (FOTO: Marcos Furtado/FlashSport)
Gilbert Durinho (FOTO: Marcos Furtado/FlashSport)

Escrito por

Apenas Chapecoense e Palmeiras não enfrentarão rivais com possibilidades de queda na 35ª rodada do Campeonato Brasileiro, que foi iniciada ainda no último dia 12 com o duelo antecipado entre São Paulo e Internacional será completada nesta quarta e quinta-feira. Já Criciúma, Bahia, Botafogo, Coritiba, Vitória e Figueirense farão duelos mais do que decisivos. Ser derrotado por um concorrente direto na luta pela permanência na elite poderá ter sérias consequências.

O primeiro confronto direto acontecerá a partir das 19h30, no Maracanã. A chance de rebaixamento do Botafogo é, no momento, de 82%, segundo o matemático Tristão Garcia, do site Infobola e integrante da Academia LANCE!. Já o Figueirense poderá ficar muito próximo da salvação em caso de vitória, pois possui o menor risco dos ameaçados: 4%. Um dos trunfos do Furacão catarinense é o fato de ser o melhor visitante entre os times ameaçados: conquistou 17 dos 40 pontos (ou 42,5%) nesta condição.

Criciúma e Bahia farão, a partir das 21h e no Heriberto Hülse, o duelo com o maior grau de desespero. O risco de descenso do Tigre, o 20º e último colocado, é de 99%. Já o do Tricolor baiano, em 19, é de 97%. Nenhum dos times poderá ser rebaixado nesta noite, mas a queda se tornará irremediável caso uma time deixe o estádio derrotado.

Já em Salvador o duelo será entre dois times que não estão na zona do rebaixamento, mas que podem retornar ao grupo dos quatro últimos: Vitória e Coritiba, que duelarão também partir das 21h. O risco de rebaixamento do Coxa, o terceiro pior visitante do Brasileirão (apenas 15,6% de aproveitamento), é de 32%, enquanto o do Vitória, que leva vantagem no critérios de desempate, é 26%.

O NÚMERO DA SALVAÇÃO

Segundo o matemático Tristão Garcia, alcançar 44 pontos é garantia de permanência na Série A para o ano que vem, embora até mesmo com 43 a salvação seja possível.,

– Com 44 é certo que se escapa. Como os times que tentar escapar do rebaixamento têm pontuado pouco, a queda pode ser evitada até com 43. Essa rodada será terminal para Criciúma e Bahia e fundamental para o Botafogo – destacou o matemático.

Vale lembrar que na próxima rodada do Brasileirão, a de número 36, também serão três os confrontos entre times ameaçados. Figueirense x Vitória, Chapecoense x Botafogo e Coritiba x Palmeiras medirão forças no domingo. Promessa de mais emoção.

OS ÚLTIMOS JOGOS DE TODOS OS TIMES AMEAÇADOS DE REBAIXAMENTO

CRICIÚMA – 99%
Tentará findar um sequência de seis derrotas consecutivas para seguir com mínimas chances de evitar o descenso. Terá Flamengo (F), Sport (C) e Corinthians (F) como últimos rivais. Uma derrota para o Bahia logo deixará a queda praticamente consumada.

BAHIA – 97%
Enfrenta o Criciúma vindo de cinco jogos sem vitórias, sendo quatro derrotas consecutivas. Atlético-PR (C), Grêmio (C) e Coritiba (F) são os adversários das três últimas rodadas. Dois jogos finais são pedreiras.

BOTAFOGO – 82%
Já em situação muito delicada, Alvinegro precisa vencer ou vencer o Figueirense para não se complicar de vez. Ainda terá Chapecoense (F), Santos (F) e Atlético-MG (C). Um concorrente direto, um time já sem ambições e outro que busca o G4.

CHAPECOENSE – 52%
O Verdão do Oeste precisa pontuar diante do Fluminense para apostar no fator casa depois. Enfrentará Botafogo (C), um rival direto, o líder Cruzeiro (C) e o Goiás (F). Um "companheiro" de zona do descenso, o líder do Brasileirão e um time que já pensa em 2015, respectivamente.

CORITIBA – 32%
Apostará no fator casa – tem 56,8% de aproveitamento nesta condição – para evitar a queda à Série B. Fará dois jogos no Couto Pereira e um fora. Rivais dessa sequência são: Palmeiras (C), Atlético-MG (F) e Bahia (C).

VITÓRIA – 26%
Após o jogo desta noite, atuará em Salvador apenas mais uma vez. Tem Figueirense (F), Flamengo (F) e Santos (C) como últimos rivais para seguir na Primeira Divisão.

PAMEIRAS – 8%
Verdão não tem uma tabela das mais simples após duelar com o Sport: enfrentará o Coritiba (F), um concorrente direto, o Internacional (F), time que luta para seguir no G4, e encerra o Brasileirão diante do Atlético-PR (C)

FIGUEIRENSE – 4%
Em situação mais cômoda, o Figueira terá mais jogos complicados pela frente: Vitória (F), rival direto, o vice-líder São Paulo (F) e Internacional (C), time que luta para permanecer entre os quatro primeiros.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter