icons.title signature.placeholder LANCEPRESS!
26/03/2014
16:08

O ex-nadador Michael Phelps está perto de voltar às competições. Pelo menos, é isso o que disse seu técnico de longa data, Bob Bowman, em entrevista ao jornal americano Chicago Tribune. Ao ser questionado sobre a possibilidade de o ex-atleta participar de algum torneio nos Estados Unidos nos próximos meses, ele disse:

- Em algum momento, em breve. Ele, definitivamente, parece estar em forma.

Nos últimos meses, Phelps tem dado vários sinais de que vai deixar a aposentadoria de lado. Ano passado, voltou a participar de testes da Agência Americana Antidoping. Essa foi o primeiro passo para poder voltar a competir. Se não bastasse, o ex-nadador retomou os treinamentos. Alegou voltar à atividade para manter a forma. No entanto, Bowman afirmou que o pupilo tem feito atividades de quatro a cinco vezes por semana. Se não bastasse, ainda participou de um treino de campo na altitude, no Centro Olímpico Americano, em Colorado Springs.

Apesar de todos os indícios de um retorno, o treinador não sabe quando isso pode acontecer. Nos próximos meses, ainda serão disputadas mais três etapas de Grand Prix, nos Estados Unidos, a primeira de 24 a 26 de abril, no Arizona.

Já em agosto acontentece o campeonato nacional, em Irvine (Califórnia). A competição é classificatória para o Mundial de 2015, a última grande competição antes dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.

- Se ele nadar em algum torneio nos próximos meses e for bem, provavelmente vai fazer uma tentativa em Irvine. Mas ele não precisa fazer isso para ter uma chance na Olimpíada de 2016 - declarou Bowman.

O técnico ainda afirmou que, em caso de um retorno, Phelps deve competir apenas em distâncias menores, como os 100m livres e os 100m borboleta. Vale lembrar que o americano é o principal medalhista olímpico da história, com 22 medalhas, sendo 18 de ouro. Suas principais provas eram: 100m e 200m boroboleta, 200m e 400m medley e 200m livre.